QUEM SOMOS

Conheça a Julita

Uma sociedade melhor depende de você!

A Fundação Julita é uma iniciativa do fazendeiro e produtor de café, Antônio Manoel Alves de Lima. Foi criada em 6 de dezembro de 1951 em uma área de mais de 50 mil m². Naquela época, o objetivo principal era abrigar famílias de migrantes rurais no modelo de cooperativa, no qual as famílias moravam, plantavam, colhiam e aprendiam a ler e a escrever. Ainda era oferecida assistência em relação à educação, alimentação, saúde e orientação profissional. Em 1993, o Estatuto da Fundação Julita foi reescrito, a fim de atender as novas demandas e necessidades da comunidade do Jardim São Luís e bairros vizinhos, considerada até hoje uma das regiões mais violentas da cidade de São Paulo. Com o novo Estatuto Social, a Fundação passa a atender crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas em vulnerabilidade social.

Mais de 71 anos de atuação social reconhecida e valorizada pela sociedade!

Certificações

Premiações

Governança

Diretoria e Conselho

A estrutura de gestão da Fundação Julita é formada por diretoria executiva e conselho curador e fiscal.

Nossa Causa

A atuação da Julita tem dois eixos principais: educação integral e garantia de direitos.

Missão

A missão da Fundação Julita é atender crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de ações socioeducativas que promovam o exercício da cidadania.

Valores

A Fundação tem como base referencial os seguintes valores: Transparência, Coerência, União, Responsabilidade, Comprometimento, Respeito, Flexibilidade, Organização, Bom Humor, Humildade, Harmonia, Perseverança, Amor e Paciência.

Tornar-se um referencial para o desenvolvimento humano e sua inserção social.

Nossa Comunidade

A Fundação Julita atende famílias vulneráveis socialmente, moradores do Jardim São Luís e bairros adjacentes. O Jardim São Luís faz parte da subprefeitura do M’Boi Mirim, que é dividida em dois distritos: Jardim São Luís e Jardim Ângela. O Jardim São Luís é um dos bairros mais populosos, violentos e vulneráveis da cidade de São Paulo, com população de 267 mil habitantes (dados do IBGE de 2010).

Na década de 1990, Jardim São Luís, Jardim Ângela e Capão Redondo foram considerados como o triângulo da morte, por conta do alto número de homicídios. Hoje em dia, o bairro detém um dos piores índices de homicídios de jovens negros da cidade e também é um dos que lideram em violência doméstica.

Dados da População Atendida 2023

Gênero e faixa etária

Feminino

Masculino

Não binário 3 adolescente, total 1.771 pessoas.