Centros Multidisciplinares

Centro de Educação Ambiental (CEA)

Para resgatar a convivência e o vínculo com a natureza, o Centro de Educação Ambiental propõe uma metodologia pedagógica continuada que vai desde a Primeira Infância até a Juventude, por meio de vivências com os Quatro Elementos da Natureza e o manejo e a construção de habitats ecológicos. Tem como base a permacultura. Por meio de mutirões, no espaço da Julita são construídas práticas sustentáveis de baixo custo como alternativa aos problemas ambientais da comunidade, tais como: cisterna, canais de infiltração de água, jardins de chuva, círculo de bananeiras, saneamento ecológico, composteira, hortas de PANC’s, telhados verdes, banheiro seco e auditório construídos com técnicas de bioconstrução, além de ações de manejo e conservação do bosque, fragmento de Mata Atlântica, localizado na fazendinha da organização. Ao todo, o espaço da Fundação Julita dispõe de 38 tecnologias sustentáveis, formando um roteiro ecológico aberto à visitação para escolas. O CEA também realiza formações de professores de outros espaços educativos, visando disseminar a metodologia de Educação Ambiental desenvolvida nestes mais de 10 anos de atuação. Para agendar uma visita, escreva para: ambiental@fundacaojulita.org.br

Centro de Promoção à Saúde

Desenvolve ações educativas de promoção e prevenção à saúde além de atendimentos em psicologia, psicopedagogia, enfermagem, nutrição e odontologia.

Tem como principal objetivo contribuir para a melhora da saúde física, emocional e cognitiva em questões que possam prejudicar o desenvolvimento e o aprendizado, como fatores nutricionais, cuidados com o corpo e a saúde mental.

Além disso, propõe ações de fortalecimento de vínculos e de combate a situações de violências e de promoção e prevenção em saúde, apoiando a Rede de Garantias de Direitos.

Como metodologias, utiliza: Sistema de Atendimento em Enfermagem (SAE), Orientações psicológicas, Grupos operativos, Matriciamentos, Comunicação não-Violenta, Círculos Restaurativos e Prática de Respiração e Concentração (PRC).

Conheça o e-book da metodologia e práticas do Centro de Promoção em Saúde.

Centro de Educação pelo Esporte (CEE)

Oferece oficinas esportivas/recreativas todos os dias da semana em diversas modalidades, democratizando o acesso ao esporte e ao lazer. Tem como bases pedagógicas: a Cultura Corporal de Movimento e a Pedagogia do Esporte. O intuito principal é a inclusão por meio do esporte e demais práticas corporais, bem como o respeito às diversidades, além de o esporte ser a estratégia para o aprendizado e a consolidação de valores. O Centro também abrange o Núcleo de Práticas Integrativas (NPI), disseminando a Prática de Respiração e Concentração (PRC) como contribuição para uma Cultura de Paz. Realiza encontros esportivos, no formato de festivais, torneios e campeonatos temáticos, realizados aos finais de semana.

Promove o curso Jovens Monitores em Esporte  e o projeto Comunidade em Movimento, no qual os beneficiários (ex-jovens monitores em formação universitária) atuam em atividades esportivas voltadas para a comunidade e realizam projetos de intervenção em espaços do território. Os jovens recebem bolsa-auxílio de empresas parceiras, o que possibilita para muitos a continuidade no ensino superior.

Conheça o e-book da metodologia e práticas do Centro de Educação em Esporte.

Assista ao Documentário do Comunidade em Movimento .

Centro de Educação em Cultura (CEC)

O Centro de Educação em Cultura é responsável pelo mapeamento, desenvolvimento, produção e consumo de bens culturais para os beneficiários da Fundação Julita, com ações em diálogo com o território.

Atua em diversas frentes e utiliza as mais variadas linguagens artísticas (artes visuais, cinema, dança, literatura e teatro).

Tem como objetivo proporcionar o acesso aos bens culturais e suas ferramentas de produção, tendo o potencial estético como elemento de transformação do território e da sociedade.