Juventude

Beneficiários: 260 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, de 15 a 35 anos, atendidos por ano.

O Programa Juventude é formado pelo Centro de Juventude (CJ), Escola Empreendedora e Jovem Aprendiz

– O Centro de Juventude (CJ) é uma Política Pública de proteção básica da Assistência Social de caráter socioeducativo realizada no período de contraturno escolar (no período oposto à escola formal). Oferece atividades multidisciplinares (saúde, esporte, cultura e educação ambiental) e de orientação e preparação para o mercado de trabalho para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses, tais como: Gestão de Alimentos (Panificação e Confeitaria), Educomunicação, Informática Básica, Protagonismo Juvenil e Costura.

Após o ciclo formativo do CJ, o jovem pode escolher uma das trilhas de formação profissional: Jovens Monitores em Esporte, Escola Empreendedora ou se tornar um Jovem Aprendiz, caso passem no processo seletivo na empresa parceira e sejam aprovados.

– O Programa Jovem Aprendiz visa acompanhar o jovem durante sua atuação como aprendiz em empresas parceiras da Julita, a fim de possibilitar a formação profissional sem comprometer os estudos e o desenvolvimento pessoal. As atividades desenvolvidas têm o objetivo de ampliar o conhecimento teórico e prático sobre as competências do mundo do trabalho e contribuir com o projeto de vida dos jovens, além de abordar conteúdos que fazem parte do currículo proposto na Lei da Aprendizagem.

– A Escola Empreendedora é um projeto criado em parceria com o Instituto George Mark Klabin, com o objetivo de formação profissional para jovens em busca do primeiro emprego e adultos que visam uma requalificação ou procuram abrir um pequeno negócio.  Oferece formação técnica-profissionalizante em Assistente Administrativo.

O curso Jovens Monitores em Esporte  realiza a formação em monitoria esportiva e de lazer para 30 jovens por ano. Até 2022, já passaram pelo projeto um total de 313 jovens, sendo que 80 deles já ingressaram na universidade (cursando Educação Física, Pedagogia ou Psicologia).

Para se inscrever nos cursos para a Juventude, clique aqui

Como diferencial, educadores, adolescentes e jovens praticam a PRC (Prática de Respiração e Concentração).

Dando continuidade ao processo de formação profissional, os jovens podem optar pelos projetos: Jovens Monitores em Esporte, Escola Empreendedora ou se tornar um Jovem Aprendiz, caso passem no processo seletivo na empresa parceira e sejam aprovados.

Relato Social

“Estou trabalhando como jovem aprendiz na área de marketing na NoahTech, indicada pela Julita. Na empresa, cuido das redes sociais, da produção audiovisual. Conclui ETEC (curso técnico) em Marketing e Produção Multimídia e estou buscando fazer faculdade”.
Julia Barbosa Fonseca. Ela fez parte do Programa Juventude durante os anos de 2020 e 2021.

Fale conosco