Terceira Idade

Beneficiários: 180 idosos com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social

Abrange o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Política Pública do Sistema Único de Assistência Social.

Tem a finalidade de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável. O intuito é atuar para o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Oferece atividades físicas (yoga, pilates, alongamento funcional, esportes para Terceira Idade, afromix, Lian Gong e dança), artísticas (teatro, artesanato, maracatu); de cultura e lazer, intergeracionais (costura e violão), de resgate de memória, acolhimento e escuta, visitas domiciliares e encaminhamento ao Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

Em promoção à saúde, os beneficiários são acompanhados por meio de avaliações nutricional e corporal, aferimento da pressão, estatura e glicemia, e realizam a oficina de Culinária Saudável, garantindo a segurança alimentar de baixo custo.

Relato Social

“O que eu posso participar da Julita eu vou porque gosto muito, me faz muito bem. Hoje participo do Resgate de Memória e do Grupão. E também do grupo sobre políticas públicas e direitos dos idosos. Não tinha conhecimento sobre direitos, comecei a conhecer quando teve reuniões como essa. A participação na política pública é por onde a gente consegue ‘melhoramentos’ sobre a nossa vida, a nossa existência. E, se não fizer isso, participar, é sofrimento”.

Marilda de Oliveira, 65 anos, frequenta o Programa Terceira Idade.