Educação integral significa garantir o desenvolvimento de cada pessoa em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Além disso, essa responsabilidade deve ser coletiva, compartilhada entre todos os responsáveis pelas crianças e jovens, como família, educadores, gestores e comunidades locais. Há mais de 10 anos, a Fundação Julita soma esforços para a educação integral com o projeto “Multissetorial”, que conta com atividades integradas de promoção à saúde e cultura de paz, esporte educacional, culturais e educação ambiental.
A iniciativa privada esteve conosco nesta trajetória, que só se torna possível mediante à união de todos os atores da sociedade civil organizada. Seis empresas apoiaram o projeto durante o período de um ano: Instituto XP, ISA CTEEP, Alcoa, Suzano, The Valspar e Grupo Card.
O projeto beneficia 2 mil crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. A iniciativa também prevê ações envolvendo famílias, escolas do entorno e a comunidade, atingindo cerca de 8 mil pessoas. Desta forma, todos os responsáveis pela formação da criança e do jovem estão sendo contemplados, ainda com a articulação da rede de Assistência Social, a fim de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Entre as atividades comunitárias, o projeto realiza eventos para a família e a comunidade, como a Semana Cultural e o Festival da Primavera, além de campeonatos e torneios esportivos com a proposta de inclusão e de disseminação dos valores de esporte educacional.
Para educadores, estão previstas formações nos temas multissetoriais de cultura de paz, saúde, meio ambiente, esporte, atividades culturais e lazer.