Em parceria com a DRE Campo Limpo e a Cidade Escola Aprendiz, a organização foi escolhida por ser referência em educação ambiental no território.
A Fundação Julita foi o local escolhido para sediar um dos encontros do prêmio “Territórios Tomie Othake”. O curso tem como objetivo a estimulação de profissionais da educação para enxergarem as potencialidades dos territórios, com ênfase no desenvolvimento integral, ambiental e na expansão e possibilidades de atuação além do muro da escola, atuando no território.
O evento reuniu representantes de várias escolas e ONGs ao redor do Jardim São Luís, como Bloco do Beco, Horta da Felicidade, Horta do Monte Azul, Instituto Favela da Paz, entre outros, que se dedicaram a discutir o papel da educação ambiental dentro dos territórios educativos.
James Maier, assistente técnico do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino do Campo Limpo, destacou que a escolha da Fundação Julita se deu devido ao seu “grande potencial socioeducativo e à sua expertise em permacultura, servindo de exemplo para outras escolas sobre como seguir o caminho da sustentabilidade”.
Maier elogiou a atuação da Fundação Julita em educação ambiental, ressaltando que a instituição não só acolhe a comunidade em uma área de alta vulnerabilidade, como também é uma das poucas áreas verdes acessíveis em meio ao crescimento urbano. Ele mencionou ainda o trabalho contínuo em educação ambiental que integra espaços formais e não-formais, destacando o impacto positivo do evento na formação de uma rede de educação ambiental entre as escolas presentes.
Luciana Buitron, coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Julita, ressaltou: “A Fundação Julita atua há 72 anos no Jardim São Luís. Ao refletirmos sobre esse longo período e as gerações que passaram por aqui, percebemos a importância dos nossos programas e centros que atendem todas as faixas etárias, muitas vezes dentro da mesma família. Nosso trabalho inclui atividades fora do território, revitalização de espaços públicos, e um bom diálogo com outras iniciativas, o que fortalece a referência do nosso trabalho”.
Sobre o Laboratório Territórios
Iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral, o Laboratório Territórios é um curso destinado a apoiar os educadores das escolas públicas de todo o Brasil na sistematização de seus projetos e práticas pedagógicas. O curso promove discussões nos campos da educação, cultura e território, e busca ampliar as possibilidades para um retorno escolar que incorpore os aprendizados da pandemia, fortalecendo a rede de educação em todo o país.