O ano de 2025 começou exatamente como a Fundação Julita gosta: com muita música e alegria — especialmente com o retorno das atividades voltadas para nossas crianças, jovens e idosos. O já tradicional cortejo de boas-vindas percorreu os espaços da Fundação, atravessando caminhos que carregam mais de 70 anos de tradição e história no território do Jardim São Luís.
Entre as primeiras atividades realizadas, destacamos o primeiro encontro de famílias do Programa Primeira Infância — voltado para crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses. Esse é um momento essencial, em que, além de acolher as famílias para o novo ano, são estabelecidos os acordos entre a instituição e os responsáveis, fundamentais para uma convivência harmoniosa.
Durante esse encontro, são reforçados combinados como horários de chegada das crianças, dinâmicas de alimentação e administração de medicação, quando necessário, além da apresentação das metodologias pedagógicas aplicadas pela Julita no processo de desenvolvimento infantil. Dessa forma, a Fundação fortalece a transparência de suas ações e promove uma maior aproximação com as famílias.
Os Programas Criança e Adolescente e Juventude — voltados para crianças de 6 a 14 anos e jovens de 15 a 17 anos — também deram início às suas atividades com muito entusiasmo. O acolhimento foi feito da maneira que eles mais gostam: com música e brincadeiras. As crianças foram recebidas com um animado cortejo de maracatu — prática cultural de grande importância na Julita — seguido por uma série de jogos e dinâmicas especialmente preparados para esse momento.
A programação também contou com a apresentação dos educadores responsáveis por cada grupo, além de outras figuras da equipe da Fundação.
Para o público adulto da Escola Empreendedora, 2025 trouxe novas oportunidades! O curso de Assistente Administrativo iniciou uma nova turma e, já na primeira semana de atividades, o grupo foi convidado a participar de uma ação na empresa WorldPay, em celebração à participação feminina na tecnologia — uma atividade exclusiva para mulheres. A programação incluiu palestras, dinâmicas e uma visita ao escritório da empresa, onde as participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com profissionais da área. Você pode conferir como foi esse dia clicando aqui.
Para os idosos, o ano começou com novidades! O Programa Terceira Idade agora oferece mais uma atividade em sua programação: o carimbó, dança tradicional do norte do Brasil. A educadora Chris Bonfim destaca a importância dessa dança para a terceira idade: “A dança por si só tem o poder de trazer alegria para as pessoas de todas as idades. Para a terceira idade, ainda mais, pois, nessa faixa etária, as pessoas mais ativas tendem a querer aproveitar ao máximo as atividades que levam ao movimento.” Ela também ressalta que o carimbó, por ser uma dança em roda e com uma indumentária alegre, que ressalta a beleza e a feminilidade da mulher, possibilita maior comunhão entre as participantes. “É uma prática descontraída que, além de diversão, também trabalha a consciência corporal e a coordenação motora.”
Muita coisa já aconteceu, e estamos apenas no começo do ano! Seguimos juntos, construindo um 2025 repleto de experiências enriquecedoras na Fundação Julita.