Destinar parte do seu Imposto de Renda para instituições sociais é uma maneira eficaz de apoiar projetos que promovem impacto positivo na sociedade. A legislação brasileira permite que pessoas físicas destinem até 6% do imposto devido para iniciativas sociais, sem custos adicionais.
Para realizar a destinação, é necessário optar pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda. Durante o preenchimento, na seção “Doações diretamente na declaração”, você pode escolher o fundo para o qual deseja direcionar parte do seu imposto. O próprio programa vai gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) correspondente, que deve ser pago até o último dia do prazo de entrega da declaração – que neste ano, é até o dia 30/05.
É importante destacar que essa destinação não aumenta o valor do imposto a ser pago nem reduz a restituição a que você tem direito. Na prática, você está direcionando parte do imposto devido para causas sociais de sua escolha, promovendo cidadania fiscal e contribuindo para o desenvolvimento de projetos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Em 2025, a destinação do seu imposto de renda pode apoiar o Projeto Ipezinho – iniciativa da Fundação Julita que atende 100 crianças em situação de vulnerabilidade social (4 a 5 anos e 11 meses) com 319 familiares beneficiados indiretamente. Todos moradores do distrito
de Jardim São Luís, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Para te apoiar na destinação do imposto de renda, preparamos um passo a passo, que você pode acessar clicando aqui