A presença da musicalidade na educação infantil é algo natural. Na Fundação Julita, essa relação nasce no Programa Primeira Infância, que beneficia crianças de 3 meses à 3 anos de idade. Os impactos desta ligação podem ser observados em alguns campos do desenvolvimento das crianças, como a fala, o cognitivo e a motricidade – isso porque seja nas cantorias em grupo, no vínculo com os instrumentos ou nas descobertas de novas habilidades, um novo mundo se cria: o de aprender através da arte.
Pensando em proporcionar momentos e experiências cada vez mais significativas, o Centro de Educação e Cultura da Fundação realizou um encontro musical, onde as crianças que participam das atividades de violino apresentaram músicas para as crianças das turmas de berçários. Essa atividade promoveu, para além de uma experiência musical, uma interação entre as crianças – que possuem faixas etárias distintas e fazem parte de diferentes programas de atendimento da Julita.
No primeiro momento, foi apresentado algumas músicas que já fazem parte do repertório musical dos bebês, como a canção “brilha, brilha, estrelinha”. Em seguida, ambas as turmas tivera a oportunidade de interagir umas com as outras e também com os instrumentos – momento onde a curiosidade falou mais alto, tornando real os encontros de gerações através da arte – algo que nos enche de orgulho em poder proporcionar.
Para Luiz Cândido, educador das turmas de violino, o encontro foi uma forma de “se descobrir e redescobrir a arte, trazendo caminhos as vezes pouco possíveis, tendo em vista que a educação musical pode ser mais ampla, chegando para crianças de berço e de pouca idade”.
Para Patrícia Freitas, coordenadora pedagógica do Programa Primeira Infância, o encontro possui o objetivo de proporcionar aos bebês um contato significativo com a música clássica, ampliando o repertório e o gosto musical de todos os envolvidos. “Observou-se que os bebês ficaram fascinados com o som do violino, que despertou curiosidade e trouxe uma sensação de calma e bem-estar” completa Patrícia.
Atividades como estas fazem parte do nosso dia a dia. Aqui, especialmente na primeira infância, oferecemos atividades que exploram e incentivam o desenvolvimento das crianças e de suas habilidades.
A arte e a educação são companheiras indispensáveis neste trabalho. E o resultado disso tudo são as interações afetuosas e aprendizados significativos, que permanecem por uma vida inteira.