Alimentação saudável é alternativa à fome

Agravada sobretudo pela pandemia, a situação da fome cresce em ritmo acelerado no país. Pesquisa recente* mostra que, em números absolutos, São Paulo lidera o mapa da fome no Brasil, somando 6,8 milhões de pessoas “sobrevivendo” nesta situação.

A Fundação Julita oferece 2.726 refeições por dia (de segunda a sexta) para os seus beneficiários. E, desde agosto, a Julita conta com o apoio do Programa de Alimentação Saudável (PAS), da Fundação Salvador Arena, para continuar a oferecer uma nutrição adequada para 856 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Além das refeições, a parceria também permitirá que o público atendido receba acompanhamento nutricional. Sendo assim, toda a família passa a ser contemplada, pois os hábitos saudáveis são estendidos aos pais e aos seus outros filhos, beneficiando mais de 3 mil pessoas.

Desde 2021 investindo em nutrição

A alimentação saudável é preconizada na Julita desde 2012. Surge na organização diante dos quadros de desnutrição, sobretudo na educação infantil. Com apoio de nutricionistas, o problema foi revertido em alguns meses e essa passou a ser uma atuação constante da organização, que inclui qualificação da alimentação servida, educação alimentar, acompanhamento nutricional e orientação e encaminhamento dos casos de déficit nutricional (tanto desnutrição como obesidade).

“O projeto de Nutrição da Julita realiza ações para minimizar o problema da insegurança alimentar. E participar do Programa Alimentação Saudável, da Salvador Arena, traz como benefício a possibilidade de continuar oferecendo uma alimentação de qualidade aos nossos atendidos, que possa fornecer calorias e nutrientes essenciais para a promoção da saúde e do aprendizado. Com o aumento de preço dos produtos e dos alimentos no mercado, o acesso a alimentos ricos (do ponto de vista nutricional) acaba ficando cada vez mais limitado no ambiente familiar. Para muitas famílias, é somente aqui na Fundação Julita que seu (sua) filho(a) vai receber a nutrição adequada”, conclui Evelyn Inouye Lopes, coordenadora de Nutrição da organização.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. O PAS é uma evolução do antigo programa de complementação alimentar da FSA que, ao longo de seus 20 anos de existência, garantiu mais de R$ 38 milhões em recursos financeiros para o fornecimento de alimentos em 760 instituições sociais, beneficiando 240.000 assistidos, diretamente.

(*) Fonte: 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (II VIGISAN), realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Os dados da pesquisa foram colhidos em 12.745 domicílios brasileiros entre dezembro de 2021 e abril de 2022. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sp-tem-quase-7-milhoes-passando-fome-aponta-pesquisa-veja-outros-estados/