Acontece na Julita

As principais atividades que aconteceram na Julita durante o primeiro trimestre de 2024.

Desenvolvimento integral

Todo início de ano, as equipes de Nutrição e Enfermagem da Julita promovem uma primeira ação crucial como termômetro do desenvolvimento da criança: a coleta de peso e estatura. A coleta está sendo realizada com todos os beneficiários dos programas “Primeira Infância” e “Ipezinho”, que, juntos, atendem crianças de 3 meses a 5 anos de idade. Neste processo, os dados coletados são registrados e é realizado um plano de acompanhamento individual das crianças, a fim de monitorar o desenvolvimento nutricional. A ação faz parte do projeto de Segurança Alimentar da Julita, que, em 2023, recebeu recursos via campanha de financiamento coletivo.

Diversidade de acesso ao esporte

No território em que a Julita atua, não há muitos espaços de lazer, sobretudo que fomentam práticas esportivas educacionais. Por esse motivo, o Centro de Educação pelo Esporte da Julita tem realizado ações para levar o esporte para fora dos muros da Julita, com os projetos de intervenção, concebidos e executados pelos beneficiários do “Comunidade em Movimento”.

Dentro da organização, são oferecidas várias atividades gratuitas durante a semana e aos fins de semana, realizadas pelos educadores, estagiários e com o apoio de jovens monitores em esporte (jovens em formação na Julita que apoiam as atividades esportivas e de lazer). Desta forma, o Centro promove mais de 9 modalidades de práticas corporais: entre elas, vôlei, basquete, handebol, jogos e brincadeiras, futsal (masculino, feminino e misto), ju jitsu, capoeira e esporte com raquetes. Essas com matrículas abertas para a comunidade neste início de 2024!

Promoção à saúde na Terceira Idade

Pessoas idosas atendidas pelo “Programa Terceira Idade” participaram de roda de conversa sobre a dengue, com profissionais da UBS Jardim Celeste, e também de avaliação física, com estudantes universitários do Senac.

Primeiro sarau do ano

A Cultura continua viva no “Programa da Criança e Adolescente”. Aconteceu o 1º Sarau Sementes da Quebrada de 2024. E a ideia é que, neste ano, essa iniciativa se torne institucional, reunindo beneficiários de todas as idades. O Sarau é uma forma de expressão cultural e artística e também de valorização e de acesso às mais variadas linguagens culturais.

Em ação para a saúde mental

O fortalecimento de vínculos com a família é ponto central do trabalho da Julita. Em março, iniciamos o encontro de mulheres (mães, tias, avós) responsáveis pelos beneficiários do “Programa Ipezinho” (crianças de 3 a 5 anos). O grupo foi aberto para mulheres, pensando na saúde mental, e, neste primeiro encontro, o foco foi a PRC (Prática de Respiração e Concentração), como uma estratégia de saúde mental para as mulheres. Fizemos uma conversa sobre ansiedade, as participantes compartilharam experiências, e apresentamos a respiração consciente como uma das técnicas para lidar com essa questão tão presente na nossa sociedade. Também fizemos um cantinho lúdico para as crianças, enquanto as famílias estavam na atividade. Essa iniciativa conta com o apoio da Farmacêutica Medley – Saúde Mental Vale Ouro.