No dia 14 de junho, a Fundação Julita realizou mais uma edição da tradicional Festa Junina, desta vez com a temática “Identidades”, celebrando as diferentes expressões culturais, sociais e afetivas que formam a nossa comunidade. E o que podemos dizer é: foi grandioso!
Ao longo de mais de 5 horas de programação, o maior arraiá do Jardim São Luís reuniu um público estimado de 6 mil pessoas. Um verdadeiro encontro entre gerações, famílias, memórias e celebração popular.
Cultura e tradição em destaque
A programação contou com atrações culturais de peso. A Banda Serralheira, já querida pelo público da Julita, trouxe uma dose dupla de animação com dois shows ao longo do dia. A DJ Lih Lima comandou a trilha sonora nos intervalos, mantendo a energia lá no alto.
O tradicional cortejo de maracatu saiu pontualmente às 13h da frente do Colégio Marilsa e abriu a festa com muita força e simbolismo. Também marcaram presença as apresentações de maculelê com crianças, carimbó com o grupo da terceira idade, samba-reggae com crianças e adolescentes, além das quadrilhas formadas por jovens e idosos atendidos pela Fundação, reafirmando nosso compromisso com a valorização da cultura popular e da convivência comunitária.
E, como manda a tradição, nossa fogueira simbólica esteve acesa durante toda a noite, espalhando calor humano, acolhimento e união.
Comidas, brincadeiras e sustentabilidade
A gastronomia foi outro ponto alto: o público pôde aproveitar mais de 20 opções de comidas típicas, entre doces, salgados, bolos e muito milho! Para as crianças (e adultos também), foram oferecidas 6 brincadeiras juninas clássicas, garantindo diversão o tempo todo.
Este ano, a festa também inovou no formato de pagamento com o uso do JuliCard, facilitando a compra de alimentos e brincadeiras, diminuindo filas e proporcionando mais conforto para quem veio curtir o evento.
Outro destaque foi o Ingresso Verde, uma iniciativa de educação ambiental: o público pôde participar da festa doando 2 litros de óleo de cozinha usado, como parte da campanha #ÓleoNãoÉLixo. Ao todo, foram arrecadados 134 litros de óleo. Este material será revertido em recursos para o espaço Fazendinha, que abriga as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Julita.
Impacto social e comunitário
Todo o recurso arrecadado na festa junina será revertido para as ações desenvolvidas pela Fundação Julita. Eventos como esse possuem um papel muito importante para a sustentabilidade de OSC’s como a Julita, porque através deles, duas grandes ações importantes acontecem: o acolhimento à comunidade local – que muitas vezes não possuem grandes opções de lazer – e a economia comunitária – onde a própria comunidade apoia – indiretamente – a manter as ações deselnvovidas. Isso é um indicador de que a comunidade não só reconhece o trabalho da Fundação Julita, como também participa em peso pela manutenção deste trabalho.
Cultura, celebração, responsabilidade ambiental e fortalecimento comunitário.
Assim foi a Festa Junina da Fundação Julita em 2025 — um evento que reafirma a potência do nosso território quando ele se une para celebrar o que tem de mais bonito: suas identidades.
Os registros da nossa festa junina estão disponíveis. Para acessá-los, basta clicar aqui
Agradecemos a cada trabalhador, voluntário, apoiador e visitante que fez parte dessa história!