Programa Araucária

(Beneficia 160 idosos acima de 60 anos)

Núcleo de Convivência do Idoso é uma Política Pública do Sistema Único de Assistência Social. Beneficia idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com a finalidade de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável. O intuito é atuar para o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O programa oferece atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Atualmente, oferece atividades:

Socioeducativas = troca de experiência, construção de projetos pessoais e coletivos.

Físicas =  Yoga, Pilates, Alongamento, Afromix, Lian Gon e Dança. Possibilitam o fortalecimento da musculatura , percepção corporal, coordenação motora, equilíbrio , flexibilidade e prevenção de quedas.

Artísticas Teatro e artesanato. Ambas potencializam a memória, coordenação motora fina, concentração, diversão e socialização.

Cultura e Lazer = permitem o acesso à cultura e lazer em espaço públicos e privados.

Resgate de memória = trabalha cognição e memória, a fim de contribuir para a autonomia, troca de conhecimentos e experiências e o resgate do idoso no seio familiar e da comunidade.

Acolhimento e escuta = permite identificar as necessidades dos idosos para inclusão no serviço e encaminhamentos.

Visitas domiciliares = são realizadas aos idosos ausentes no serviço, assim como o acompanhamento  domiciliar aos idosos que, por alguma razãosão impossibilitados de participar de atividades de convivência.

Encaminhamento ao EJA = idosos são encaminhados ao Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, em parceria com a Educação.

"Sempre fui muito tímida e  me falavam pra fazer teatro. Eu pensava: 'o que vou aprender nesta altura da vida'? Daí eu me aposentei e comecei a cuidar de mim. Nunca é tarde pra começar. Fazer teatro foi uma grande realização, me trouxe uma transformação muito grande".

Maria José da Silva Alves, 64 anos.