20 de maio de 2016

A Fundação Julita está instalada em uma área total de 47 mil m², sendo 16 mil m² de área verde e 4 mil m² de Mata Atlântica secundária, com mais de 5 mil árvores de 283 espécies diferentes, inclusive frutíferas atrativas para avefauna. Neste ambiente, são elaboradas atividades com as crianças e os jovens sobre a preservação do espaço e o respeito à natureza. Entre elas, a recuperação do solo com a criação de núcleos de biodiversidade e a implantação de canais de infiltração de água de chuva (swales).

Fazendinha

Espaço que acolhe diversos animais domesticados, entre eles patos, marrecos, galinhas, pavões, ovelhas e vacas e animais silvestres como aves, répteis e anfíbios, além de uma diversidade de aracnídeos e insetos. Possibilita o contato, muitas vezes único, dos atendidos com animais. Possui vinte sistemas ecológicos de baixo custo abertos à visitação. A Fazendinha faz parte do roteiro ambiental e pode ser visitada por pessoas da comunidade e demais interessados, como escolas públicas da região e de outras localidades.

ROTEIRO AMBIENTAL

Escolas e pessoas da comunidade e de outros locais podem agendar visitas previamente para conhecer a biodiversidade presente na Fundação Julita. O nosso roteiro ambiental inclui visita às baias de animais, hortas e jardins pedagógicos, composteira, círculo de bananeiras, bosque de mata nativa, estercário, cisterna e biodigestor (entre outros sistemas ecológicos). Quem faz o roteiro ganha o guia pedagógico “Conheça Nossa Fazendinha”, com atividades lúdicas e pedagógicas complementares, editado pela Fundação Julita em 2013. Clique aqui para visualizar o guia da Fazendinha. Saiba mais sobre o roteiro ambiental neste link.

_MG_2163

Quadras poliesportivas

Para a realização das atividades esportivas, a Fundação Julita conta com quatro quadras; uma exclusiva para a prática de vôlei.

esporte

parquinhos

Há dois playgrounds na Fundação que atendem às crianças; um para a faixa etária de 4 meses a 4 anos e outro para a de 6 a 11 anos.

Diversas salas

Para as atividades pedagógicas e culturais, há diversas salas específicas, inclusive apropriadas para dança e música, além de um estúdio de gestão coletiva para ensaio de bandas da região. A organização também conta com um auditório com capacidade para 60 pessoas.

Refeitórios e salas do Centro de Saúde

Crianças, jovens e idosos inscritos nos programas da Fundação Julita realizam entre uma a cinco refeições na organização. Ao todo, temos dois refeitórios. O Centro de Saúde tem salas apropriadas para atendimento em psicologia e psicopedagogia, além de consultórios equipados de odontologia e enfermagem.

Biblioteca

Fundada em 1976, a Biblioteca Antônio Manoel tem acervo de aproximadamente 10 mil livros. Na biblioteca, é possível realizar empréstimos e fazer trabalhos e pesquisas escolares.

Em 2016, após uma reformulação do espaço, a biblioteca se tornou um Centro Cultural que conta com atividades diversas como: Mediação de Leitura e Contação de Histórias para as crianças dos Programas Castanheira, Ipê-Amarelo e Ipezinho, Sarau para os jovens do Paineira, Mediação de Leitura com os Jovens Aprendizes, Encontro Literário com o Grupo Resgate de Memória, Acervo de Histórias de Vida dos idosos do Araucária (Núcleo de Convivência do Idoso). Além disso, há o Cine Julita, Formações pedagógicas, Encontros de Família, Apresentação de TCC dos cursos e Fórum de Assistência Social.