20 de maio de 2016

A Fundação Julita está instalada em uma área total de 47 mil m², sendo 16 mil m² de área verde e 4 mil m² de Mata Atlântica secundária, com mais de 5 mil árvores de 283 espécies diferentes, inclusive frutíferas. Neste ambiente, são elaboradas atividades com as crianças e os jovens sobre a preservação do espaço e o respeito à natureza. Entre elas, a recuperação do solo com a criação de núcleos de biodiversidade e a implantação de canais de infiltração (swales).

Fazendinha

Espaço que acolhe diversos animais, entre eles patos, galinhas, pavões, vacas e cavalo. Possibilita o contato, muitas vezes único, dos atendidos com animais. Possui nove sistemas ecológicos de baixo custo abertos à visitação. A Fazendinha faz parte do roteiro ambiental e pode ser visitada por pessoas da comunidade e demais interessados, como escolas públicas da região e de outras localidades. Engloba, ainda, o projeto de “Agrofloresta” ou “Floresta de Alimentos”, que é um tipo de cultivo de alimentos e outras plantas de interesse em meio às plantas da floresta. Neste momento, estamos no estágio de recuperação do solo do nosso bosque de mata nativa secundária, que também faz parte do roteiro ambiental.

ROTEIRO AMBIENTAL

Escolas e pessoas da comunidade e de outros locais podem agendar visitas previamente para conhecer a biodiversidade presente na Fundação Julita. O nosso roteiro ambiental inclui visita às baias de animais, hortas e jardins pedagógicos, composteira, círculo de bananeiras, bosque de mata nativa, estercário, cisterna e biodigestor (sistemas ecológicos). Quem faz o roteiro ganha o guia pedagógico “Conheça Nossa Fazendinha”, com atividades lúdicas e pedagógicas complementares, editado pela Fundação Julita em 2013. Clique aqui para visualizar o guia da Fazendinha. Saiba mais sobre o roteiro ambiental neste link.

_MG_2163

Quadras poliesportivas

Para a realização das atividades esportivas, a Fundação Julita conta com quatro quadras; uma exclusiva para a prática de vôlei.

esporte

parquinhos

Há dois playgrounds na Fundação que atendem às crianças; um para a faixa etária de 4 meses a 4 anos e outro para a de 6 a 11 anos.

Diversas salas

Para as atividades pedagógicas e culturais, há diversas salas específicas, inclusive apropriadas para dança e música, além de um estúdio de gestão coletiva para ensaio de bandas da região. A organização também conta com um auditório com capacidade para 60 pessoas.

Refeitórios e salas do Centro de Saúde

Crianças, jovens e idosos inscritos nos programas da Fundação Julita realizam entre uma a cinco refeições na organização. Ao todo, temos dois refeitórios. O Centro de Saúde tem salas apropriadas para atendimento em psicologia e psicopedagogia, além de consultórios equipados de odontologia e enfermagem.

Biblioteca

Fundada em 1976, a Biblioteca Antônio Manoel tem acervo de aproximadamente 15 mil livros, 200 fitas de vídeo, revistas e jornais. Na biblioteca, é possível realizar empréstimos e fazer trabalhos e pesquisas escolares com acesso gratuito à internet, além de poder assistir aos vídeos e DVDs disponíveis.

Em 2016, após uma reformulação do espaço, a biblioteca passou a incorporar a característica de Centro Cultural, com palco removível e espaço para rodas de debate e conversa, contações de histórias e apresentações diversas.

Para utilizar o serviço, entre em contato com projetos@fundacaojulita.org.br