Comunidade

10 de dezembro de 2012

comunidade_site

A Fundação Julita tem uma grande área verde – um espaço único na região do Jardim São Luis

A Fundação Julita atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e econômica, moradores do Jardim São Luís e bairros adjacentes.

O Jardim São Luís faz parte da subprefeitura do M’Boi Mirim, que é dividida em dois distritos: Jardim São Luís e Jardim Ângela. Segundo dados do IBGE 2010, o distrito ocupa 25.69 Km2 de área e tem uma população de 267.871 habitantes, distribuída em 59.761 residências particulares e 46.905 construções em favelas, com uma média de cinco integrantes por residência, sendo que sua densidade demográfica é de 9.683/m2.

Algumas características da comunidade atendida:

• 80% das famílias têm renda mensal de até R$ 623,00;
• 25% das moradias não têm serviços de saneamento básico;
• Na maioria das famílias, a mãe é solteira e única  provedora;
• Há um elevado índice de violência doméstica.

Entre as subprefeituras de São Paulo, a região do M´Boi Mirim tem o terceiro maior índice de homicídio de jovens do sexo masculino de 15 a 29 anos, por cem mil habitantes dessa faixa etária e sexo, segundo dados do Observatório do Cidadão[i]. A região também detém o 2º e o 3º maiores índices de abandono escolar no ensino médio e fundamental[ii], respectivamente. Também configura o 2º pior índice de nascimentos de bebês com baixo peso entre as subprefeituras do município [iii].

[i] Fonte: Pro-Aim (Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade no Município de São Paulo)/SMS (Secretaria Municipal de Saúde) – (2011 atualizado em 30 de agosto de 2012).

[ii] Fonte: Censo Escolar/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

[iii] Fonte: SINASC (Sistema de Informações de Nascidos Vivos)/SMS (Secretaria Municipal de Saúde) – (2011 atualizado em 2 de agosto de 2012).