PROGRAMA IPÊ-AMARELO

20 de fevereiro de 2017

CENTRO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES / PROJETO IPEZINHO)

Ipe(novo) Ipe(novo)3 Ipe(novo)2 Ipe(novo)4 Ipe(novo)5

Atendimento gratuito no contraturno escolar; oferece atividades socioeducativas com foco no desenvolvimento de habilidades e potencialidades, como autonomia, protagonismo e cidadania, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Funciona de segunda a sexta-feira em dois períodos, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  Serve duas refeições por período.

Projeto Ipezinho

O Programa Ipê-Amarelo integra o “Projeto Ipezinho”, que atende crianças entre 4 e 5 anos, sendo um dos únicos espaços na região a realizar este atendimento no período oposto ao da escola.

Esta iniciativa visa garantir a permanência da criança na instituição, o que possibilita o acompanhamento dela e de sua família, desde a educação infantil até a juventude.

Atualmente, o grupo das crianças entre 6 e 8 anos do Programa Ipê Amarelo é composto exclusivamente por atendidos que participaram do “Projeto Ipezinho”, o que demonstra o fortalecimento dos vínculos tanto com as crianças como com as famílias.

Para participar do “Projeto Ipezinho”, as crianças são selecionadas de acordo com alguns critérios: ser ex-aluno da creche da organização, ter renda familiar muito baixa, ter irmãos matriculados nos programas de atendimento da Fundação Julita e estar em acompanhamento por alguma situação de saúde (mental ou nutricional, por exemplo).

PRINCIPAIS PRÁTICAS

• Esporte Educacional;

• Educação Ambiental;

• “Projeto Ipezinho” (crianças de 4 a 5 anos);

• Educomunicação;

• Miniarenas como ferramenta pedagógica de estímulo à participação política e à convivência;

• Oficinas de violão, percussão, sopro e mixagem;

• Oficinas de teatro;

• Atendimento odontológico.

IMPACTO SOCIAL

320 crianças e adolescentes beneficiados de 4 a 14 anos