Programa Castanheira traça indicadores de qualidade

2 de junho de 2017

Pela terceira vez, o Programa Castanheira (Centro de Educação Infantil) realiza encontro para traçar os indicadores de qualidade da Educação Infantil. Esta atividade acontece anualmente e é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de garantir às crianças qualidade no atendimento.

De acordo com Isis Nascimento, diretora do Programa Castanheira, os indicadores são importantes porque eles permitem avaliar todo o processo de Educação Infantil, desde o espaço físico, materiais pedagógicos ao plano político pedagógico, com a participação de todos os envolvidos.

“É importante porque dá margem para melhorar o espaço educativo e também para que os pais possam avaliar e colocar a sua opinião sobre a qualidade do Centro de Educação Infantil”, comenta a coordenadora.

Metodologia diferenciada

O Programa Castanheira é referência na região do Jardim São Luís e bairros vizinhos em Educação Infantil. Possui uma metodologia diferenciada. Um dos pilares de atuação é o de alimentação saudável, por exemplo. Em parceria com o Centro de Educação em Saúde, o Centro de Educação Infantil promove diversas ações que estimulam o consumo de alimentos saudáveis.
De acordo com Evelyn Inouye, nutricionista da Fundação Julita, ter uma alimentação saudável é muito importante para o desenvolvimento: “Se a criança receber uma alimentação saudável e equilibrada, ela vai ter o aporte calórico e os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento intelectual e físico”, conclui.
Além disso, promover essa consciência desde a primeira infância aumenta as chances de as crianças fazerem escolhas mais saudáveis no futuro, prevenindo inclusive o aparecimento de doenças.
Outro diferencial é o desenvolvimento do senso crítico desde cedo. Para isso, uma das ações diz respeito às datas comemorativas. O Centro de Educação Infantil da Fundação Julita não comemora essas datas.

Para Isis Nascimento, o espaço, além de ser educativo, também deve ser laico, coletivo e ir na contramão do que a mídia diz e promove em relação a essas comemorações, como o incentivo ao consumismo. Por esses motivos, as datas comemorativas são repensadas e desconstruídas em conjunto com a família, priorizando o afeto e a presença em vez do consumo e trazendo novas possibilidades para as crianças além de respeitar a diversidade do espaço educativo.
“Também é importante refletir sobre o risco de se trabalhar as datas históricas isoladamente como se não existissem índios e negros em nosso meio ou como se o fato histórico da data fosse apenas um conto de fadas”, conclui Isis Nascimento.
Além desses diferenciais, o Programa Castanheira valoriza o brincar, promovendo o aprendizado por meio do lúdico e proporciona também, que a criança estabeleça vínculo com a natureza por meio de atividades de educação ambiental com foco no 4 elementos (ar, água, terra e fogo). Saiba mais sobre o Centro de Educação Infantil em nosso site.