Pratique artes marciais no fim de semana

17 de março de 2016

Aos fins de semana, a Fundação Julita oferece atividades diversificadas abertas e gratuitas para a comunidade. A intenção é a integração familiar e a apropriação do uso do espaço para o lazer, a cultura e a prática de atividades físicas, uma vez que há poucos locais que disponibilizam essas atividades no entorno. Entre elas, estão as atividades gratuitas de Ju Jitsu e Karatê (confira os horários abaixo). Para participar, não é necessário realizar inscrição; o interessado deve comparecer no dia e horário da atividade.

Benefícios para o corpo e a mente

Uma das recomendações para manter a saúde é praticar atividades físicas regularmente. Entre as atividades físicas mais completas estão as artes marciais, pois, por meio da prática esportiva, é possível obter resultados para o corpo e para a mente. Ganho de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio são alguns dos benefícios corporais adquiridos por meio das artes marciais. As habilidades emocionais obtidas incluem concentração, autocontrole e sensação de bem-estar. Por se tratar de atividades completas, as artes marciais são indicadas para crianças, jovens e adultos.

Ju Jitsu

Nova atividade do fim de semana na Fundação Julita, o Ju Jitsu é a arte marcial que originou o Jiu Jitsu e o Judô. A aula acontece aos sábados, das 10h às 12h30.

A atividade será ministrada pela sensei Adriana, que participou do curso de Monitoria Esportiva, oferecido pela Fundação Julita, e atualmente está cursando a faculdade de Educação Física. Para realizar esta oficina, temos parceria com a APKJJ (Associação Paulista Kobudo de Ju Jitsu).

Aula de Ju jitsu

Karatê

Uma das atividades mais tradicionais da Fundação é o Karatê do fim de semana. Alguns jovens que participam desta atividade já subiram ao podium do Grand Prix de Karatê, uma competição estadual. As atividades de Karatê acontecem aos sábados, às 13h15 e aos domingos, às 10h15.

12278996_935007583247245_6631807608012060805_n

Centro de Esporte

Durante a semana, o esporte é tema transversal em todas as atividades pedagógicas dos programas da Fundação Julita: da primeira infância a terceira idade. O Centro de Esporte promove práticas esportivas em 7 modalidades, como vôlei e handebol, indo além do futebol que é mais comum na comunidade. Realiza torneios esportivos, que recebem em torno de 800 pessoas por fim de semana e times de outros bairros. É um dos únicos espaços da comunidade que sedia competição de futebol feminino. No Programa Castanheira, com beneficiados de até 3 anos de idade, o foco é no desenvolvimento motor. Nos programas Ipê-Amarelo e Paineira, de 4 a 18 anos, o foco são jogos cooperativos e o aprendizado de modalidades, com intenção socioeducativa. Para a terceira idade, atendida pelo Programa Araucária, são oferecidas a prática chinesa de Lian Gong e o Afromix. O curso de Monitoria Esportiva, que oferece formação prática e teórica em mediação esportiva, já alcançou resultados importantes: 12 jovens que frequentaram o curso estão hoje na faculdade de Educação Física.