Português Inglês Espanhol

Julita e Instituto Mahle fazem parceria em projeto de música

10 de abril de 2018

A iniciativa irá beneficiar 50 crianças e jovens da comunidade

A Fundação Julita celebra a parceria com o Instituto Mahle que proporcionará aulas de música com o projeto “O Mundo tem Concerto”.

O projeto é uma ação educativa e social que irá proporcionar vivências musicais, com áreas da educação, arte e cultura. Tem como um dos seus diferenciais de ensino a prática do violão – que difere das orquestras tradicionais, trazendo mais brasilidade tanto no som como no repertório.

Sendo assim, nas aulas os alunos irão desenvolver habilidades ligadas à sensibilização artística, acuidade auditiva, expressão, familiarização com instrumentos, localização das notas musicais, postura, entre outras ações pautadas na pedagogia musical.

Desenvolvimento da coletividade

Outro diferencial do projeto é que ele favorece o convívio em grupo, em aulas coletivas que caminha em oposição às tendências tradicionais do ensino musical, preso ainda às aulas individuais como referência de qualidade. Esta integração desenvolve também a auto-organização, responsabilidade e inserção no mundo cultural, trocas, o aprendizado junto e com o outro, fortalecendo o posicionamento do jovem frente à sociedade.

 A educação musical na Fundação Julita

A Fundação Julita tem uma trajetória com mais de 15 anos com a educação musical, com parcerias com a Fundação Crespi-Prado e Praticatatum.

Os benefícios da música são incontestáveis. Entre eles, a melhora no desempenho escolar – sobretudo do raciocínio lógico e das habilidades de leitura e escrita – e o socioafetivo. A música tem a capacidade de aproximar as pessoas, que convivem melhor umas com as outras, estabelecendo um meio de comunicação harmonioso. Isso se soma a outros elementos a fim de contribuir com a saúde e o bem-estar de modo geral.

O projeto “O Mundo tem Concerto” visa dar continuidade a essa prática e potencializar o poder transformador da arte e contribuir com a formação cidadã dos participantes do projeto, fortalecendo o processo educativo e a cultura brasileira.