Fundação Julita Jovens ganham bolsas integrais para a universidade de Educação Física - Fundação Julita
Português Inglês Espanhol

Jovens ganham bolsas integrais para a universidade de Educação Física

20 de março de 2018

 

Parceria com o Senac ajuda na continuidade do ‘Projeto Comunidade em Movimento’.

O “Comunidade em Movimento” é uma grande conquista da Fundação Julita, que conta com a parceria da Fundación Mapfre, clique e saiba mais.

Agora, a Fundação Julita anuncia outra boa notícia: o Centro Universitário Senac é mais um parceiro deste projeto, como explica Carlos Costa, coordenador do Centro de Educação pelo Esporte da Fundação Julita.

A Fundação Julita foi atrás de parceiros para dar possibilidades de aumentar o número de jovens moradores da região ingressando no curso superior. Primeiro, a Fundación Mapfre, por meio de seu programa Cooperacion Internacional, se tornou financiadora do projeto, com o repasse de uma bolsa auxílio mensal por um ano aos estudantes. Posteriormente convidamos o Centro Universitário Senac a também se tornar parceiro. Esta segunda parceria do projeto conta com a concessão de 9 bolsas de estudos de valor integral no curso de Licenciatura em Educação Física, como contrapartida os jovens.

O projeto também prevê que os jovens cumpram 20 horas semanais de mentoria, auxílios, elaboração, execução e avaliação de projetos na Fundação Julita, mais a participarão nos programas de extensão do Centro Universitário Senac”.

Jovens bolsistas da Julita

Educação de qualidade para todos

Essas parcerias representam uma grande vitória, pois a Fundação Julita acredita que com a união da comunidade, parceiros e amigos é possível criar uma sociedade justa que proporcione acesso aos direitos básicos, como o acesso a uma educação de qualidade em todas as esferas.

A Fundação Julita está investindo na formação desses jovens porque acreditamos que, com a apropriação do conhecimento adquirida na universidade, eles poderão colocar em prática aqui na comunidade (o que aprenderam), trabalhando no desenvolvimento das crianças, jovens, adultos e idosos. Foi feito um acordo com os jovens para que durante e após a conclusão do curso eles devolvam o investimento trabalhando pela melhoria da comunidade”, comenta Jânio de Oliveira, Gestor Pedagógico da Fundação Julita.

O projeto “Comunidade em Movimento” é um desdobramento do curso “Jovens Monitores em Esporte”, que já contribuiu para 24 jovens ingressarem na univerdade desde 2012 (saiba mais abaixo).

Prática pedagógica da Fundação Julita sendo multiplicada

A Fundação Julita se orgulha de ter jovens que são ex-alunos do Projeto Jovens Monitores em Esporte atuando e multiplicando o conhecimento em escolas na região, como na escola Escola Estadual Professora Marilsa Garbossa

Identificar que ex-educandos (as) estão atuando em outras instituições e equipamentos públicos do território é a concretização do objetivo geral do projeto. Estas pessoas traçaram seus projetos de vida individuais, mas olham e continuam contribuindo para a comunidade. Temos convicção que daqui há alguns anos acompanharemos esses jovens assumindo escolas, unidades básicas de saúde e contribuindo para o desenvolvimento local”, finaliza Carlos Costa.

Confira alguns depoimentos desses jovens que são agentes de transformação

O curso Jovens Monitores em Esporte foi de suma importância para o meu ingresso na faculdade. O curso me proporcionou uma vivência muito ampla da rotina de um educador, seja em planejar e aplicar atividades  até a entender o próximo na sua singularidade. Com as dinâmicas e projetos que o curso propôs pude ter liberdade de me expressar, seja escrevendo  ou realizando um projeto criado por mim e pelos meus colegas. Fico muito feliz em ter feito parte  dos Jovens Monitores em Esporte, me agregou muitos valores pessoais e profissionais que irei levar comigo. Agradeço aos professores e a todos que fizeram parte desse meu trajeto, espero um dia poder retornar a instituição Fundação Julita, para poder retribuir e mostrar que o curso é importante e que vale o investimento, pois foi o meu primeiro passo para me tornar uma educadora”.

Vanessa Minervino Teixeira, cursando o 4º semestre de Educação Física, é bolsista via Programa Escola da Família, multiplicando os conhecimentos do curso na Escola Estadual Professora Marilsa Garbossa, na região do Jardim São Luís.

O curso dos Jovens Monitores em Esporte foi um momento muito importante na minha vida, pois, com ele, eu pude ter uma vivência e acima de tudo aprender como é a vida de um educador. O curso foi um dos motivos de eu ter entrado na faculdade de Educação Física e querer me tornar um professor. Creio que a Fundação Julita faz um ótimo investimento e vale muito a pena. Os jovens que entram no curso saem com uma visão muito boa sobre a faculdade de Educação Física e sobre como ser um educador. Por isso, agradeço a todos os educadores que fizeram parte desta etapa da minha vida. E espero um dia retornar à Instituição e mostrar tudo que me foi passado. Obrigado!”.

Henrique Lira da Silva, cursando o 4º semestre de Educação Física, é bolsista via Programa Escola da Família, multiplicando os conhecimentos do curso na Escola Estadual Professora Marilsa Garbossa, na região do Jardim São Luís.

Projeto Jovens Monitores em Esporte

O Projeto Jovens Monitores em Esportes (JME), desenvolvido desde 2012 pela Fundação Julita em parceria com a Fundação Prada, colhe muitos resultados positivos. Educandos (as) do projeto são estimulados a elaborar seus projetos de vida, alinhando metas educacionais, profissionais e comunitárias. O retorno é imediato para a comunidade local, por meio da atuação em monitoria e eventos esportivos, recreativos e de lazer; multiplicando práticas, princípios e valores como reconhecimento das diferenças, participação de todos, cooperação e construção coletiva. No médio e longo prazo, estas pessoas vão se tornando agentes da transformação da realidade local.