Instituto Walmart é o novo parceiro da Julita

5 de fevereiro de 2016

Concorrendo com mais de 300 projetos de vários estados brasileiros, o projeto de Educomunicação “Diálogos para uma formação de valores”, da Fundação Julita, é contemplado pelo Instituto Walmart em seu primeiro edital, lançado em comemoração ao 10º aniversário do Instituto. No total, foram beneficiados 5 projetos de 371 inscritos.

Tendo como eixo central a Cultura de Paz, o projeto prevê a promoção do exercício do diálogo para a construção coletiva de resoluções de conflitos. Além disso, também pretende contribuir para promover o respeito à diversidade, com base em valores como tolerância, justiça e respeito mútuo.

Mais de 200 crianças e jovens, atendidos pelos programas Ipê-Amarelo e Paineira, serão beneficiados pelo projeto. Entre as atividades propostas estão a metodologia de arena, além das oficinas teóricas e práticas de Educomunicação, que visam à promoção do senso crítico, do diálogo e do exercício da cidadania.

“Por meio da Educomunicação é possível desenvolver diversas ações que promovam nos educandos maior senso crítico, ampliando assim sua visão de mundo e de sua história cotidiana, tornando-os agentes transformadores da própria vida e da sociedade”, informa  Elton Victor, consultor técnico do projeto.

PROTAGONISMO INFANTOJUVENIL

Desde 2013, a Fundação Julita promove a oficina Diálogos, inicialmente com jovens acima de 14 anos, com o intuito de fortalecer o protagonismo juvenil e colaborar para a formação de cidadãos críticos e engajados. A partir de 2014, incorporou à oficina atividades práticas e teóricas de Educomunicação, estendo a formação para alunos dos 9 aos 29 anos. A educomunicação une a comunicação (análise e apropriação dos meios) à educação. Essa área de conhecimento vem se tornando cada vez mais importante diante da crescente influência da TV e da internet, que hoje são dois grandes formadores de opinião e comportamentos e concorrem com a escola em seu potencial educativo. A educomunicação trabalha conceitos fundamentais para o desenvolvimento do senso crítico, entendimento dos meios de comunicação e da mídia, além de ser um recurso importante para a produção de textos, imagens e conteúdo midiático.

Em três anos de atuação, a oficina apresenta resultados importantes, como a articulação dos jovens atendidos em reunião de sugestões voltadas à Política Nacional da Juventude; participação na Conferência Lúdica do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) e  planejamento e realização de dois mini fóruns, um sobre Direitos da Juventude (2014) e o outro com o tema Vícios (2015).

10449962_842421619148093_5054860038235616036_n

Imagem9