Fundação Julita Idosos ganham oficinas em uma parceria com o Instituto Pinheiro - Fundação Julita

Idosos ganham oficinas em uma parceria com o Instituto Pinheiro

15 de agosto de 2018

Luzia Oliveira da Cruz Paiva, 71 anos, nunca tinha “mexido no computador” na vida. Segundo ela, foi a primeira vez que conheceu o Word e abriu a tela, ainda com dificuldade para digitar. Ela é uma das beneficiadas das oficinas que passam a acontecer na Fundação Julita, voltadas para a terceira idade, graças a uma parceria com o Instituto Pinheiro.

Luzia Oliveira da Cruz Paiva

A parceria, que irá beneficiar o Programa Araucária (Núcleo de Convivência do Idoso), viabilizará oficinas de informática, dança e costura gratuitas para a terceira idade, por 12 meses.

Além de informática, Luzia também faz pintura e vai iniciar bordado, outras oficinas oferecidas pelo Programa Paineira. Um exemplo de vida, para chegar até a Fundação Julita, ela toma uma ou até três conduções, mesmo andando com a ajuda de bengala, pois tem artrose, sem perder a motivação para as aulas: “a gente chega em uma idade e precisa fazer atividades para não parar no tempo; o computador ajuda no raciocínio, na mente; é preciso aprender para viver melhor”. E conclui: “no Brasil, o velho é excluído, eu não penso na minha idade ou limitações (bengala), eu penso em viver, em me desenvolver”.

Fundação Julita e Instituto Pinheiro

“A parceria com o Instituto Pinheiro veio de encontro com nossas demandas, por exemplo, os idosos sempre quiseram ter atividades de informática e nós não tínhamos como financiar um oficineiro. E agora poder proporcionar isso ao grupo é muito gratificante. O Instituto Pinheiro financia as oficinas e a Fundação entra com os alunos, a estrutura e os serviços”, explica Janaina Dias, coordenadora do Programa Araucária.

Já para o Instituto Pinheiro a compatibilidade de atuação foi fundamental para essa união: “Nós procuramos parceiros que tenham o mesmo objetivo de ação que é trazer uma melhor qualidade de vida aos idosos e, conhecendo o trabalho maravilhoso e sério que a Fundação Julita desenvolve, nosso interesse na parceria foi imediata”, ressalta Fabiana Pinheiro de Mello, Diretora Executiva do Instituto Pinheiro.

Instituto Pinheiro

O Instituto Pinheiro é uma organização não governamental sem fins lucrativos que existe há mais de 10 anos e tem atuação em duas frentes: cultural e social.

Na área cultural promove ações de caráter informativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas; promovendo, apoiando e divulgando atividades e informações ligadas à cultura, lazer, saúde, entre outras.

Na área social atua criando e promovendo atividades para idosos, de acordo com a necessidade da comunidade local.

PROGRAMA ARAUCÁRIA (Núcleo de Convivência do Idoso)

Oferece atendimento gratuito a pessoas acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de promover atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, na ampliação da autonomia e socialização, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Beneficia 160 idosos por ano, com atividades físicas (Lian Gong, Caminhadada, Afromix), culturais (artesanato, alfabetização de adultos, passeios, baile da Terceira Idade), de apoio à saúde (medição de pressão, orientação nutricional, grupo de resgate de memória), entre outras,