Fundação Julita sedia Fórum de Assistência Social

2 de maio de 2017

Neste ano, a Fundação Julita foi a organização escolhida para sediar o Fórum de Assistência Social M’Boi Mirim. O evento acontece uma vez ao mês e é realizado pelas organizações sociais do território de M’Boi Mirim, do qual os distritos Jardim Ângela e Jardim São Luís fazem parte. Ambos são considerados os mais vulneráveis no mapa de exclusão social.

O Fórum tem como objetivo debater e articular ações em defesa da Política de Assistência Social e visa à participação dos usuários do Sistema Único de Assistência Social, trabalhadores, poder público e organizações socais. Faz parte do controle social para a garantia de direitos no território, que é uma das bandeiras da Fundação Julita.

Discutir a Política de Assistência Social no Jardim São Luís

Os primeiros anos do Fórum (de 2010 em diante) foram realizados na organização Movimento Comunitário de Vila Remo. Em 2016, passou a acontecer na Sociedade Esportiva do Jardim Copacabana, organizações que pertencem à região do Jardim Ângela.

Neste ano, será sediado na Fundação Julita. A mudança se deu a partir da necessidade do fórum acontecer no distrito do Jardim São Luís. Como a Julita é referência no território e, em sua trajetória, trabalha em prol da Política de Assistência Social para promover e garantir os direitos da população do Jardim. São Luís a organização foi escolhida por meio de uma plenária para sediar o evento.

Empoderar para transformar

De acordo com Janaína Dias, assistente social da Fundação Julita, a organização sediar o Fórum Regional M’Boi Mirim é de extrema importância:

Sediar o fórum é necessário para que possamos fomentar e fortalecer o trabalho de base com as famílias atendidas no controle social, enfatizando a importância da participação social na discussão, avaliação e decisões na Política de Assistência Social, integrando os serviços, projetos e programas atendidos, na visão do direito e não do favor”, conclui ela.

Segundo a assistente social, as pessoas ainda pensam que os serviços prestados pelas organizações sociais são iniciativas somente beneficentes e não sabem que trata-se de um direito. As organizações existem para garantir esse direito.

Fórum de Assistência Social M’Boi Mirim

O Fórum de Assistência Social M´Boi Mirim surgiu em 2010 após a Conferência Regional que compunha os distritos de Campo Limpo e M´Boi Mirim. Na época, percebeu-se a necessidade de discutir a política pautando as características específicas dos territórios e, então, criou-se o fórum. Todas as pautas discutidas neste espaço são levadas para a Conferência Municipal de Assistência Social.

O Fórum de Assistência Social de M´boi Mirim, surgiu em 2010 após a Conferência Regional que compunha os distritos de Campo Limpo e M´boi Mirim, percebeu-se a necessidade de discutir a politica pautando as características especificas dos territórios e, então, criou-se o fórum. Todas as pautas discutidas neste espaço são levadas para a Conferência Municipal de Assistência Social.