Português Inglês Espanhol

Formatura do semestre beneficiou mais de 100 jovens

3 de agosto de 2017

Em julho, mais de 100 jovens dos programas Paineira (Centro para a Juventude) e Escola Empreendedora se formaram nos cursos “Técnicas de Costura”, “Gestão de Alimentos”, “Assistente Administrativo” e “Gestão para o Comércio”. Neste mesmo mês, os educandos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso.

Todo o semestre, ao final do curso, os educandos elaboram um projeto de encerramento de curso colocando em prática os conteúdos aprendidos durante a formação. Esse processo acontece da seguinte forma: os jovens criam uma miniempresa se dividindo em setores como produção, financeiro, marketing, etc..

Essa escolha é feita a partir da afinidade que o jovem acredita ter com a área escolhida. Depois eles estruturam esse projeto: escolhem o nome da miniempresa, o ramo do negócio, planejam a divulgação, captam recursos com comércios do bairro para a realização da miniempresa e a colocam em prática no final do semestre.

 

Moda para “todos”

Os jovens da oficina de “Costura” tiveram como proposta desenvolver uma coleção e apresentá-la para convidados da área de moda, educadores e familiares. Foram apresentados os projetos:

– “C17”, coleção com a ideia de quebrar estereótipos relacionados à mulher. Além da elaboração das peças, os educandos apresentaram a história de cada roupa;

– “Nada contra – Seu estilo é seu extinto”, coleção sem identidade de gênero. Focaram no estilo street e usaram influências de músicas e culturas de outros países;

– “Sereia – permita-se atravessar oceanos”, coleção com o objetivo de empoderar as mulheres.

Para avaliar os projetos estavam presentes os especialistas na área de moda, Ana Paula Mendes e Tico Gomes; e Jânio de Oliveira, gestor pedagógico da Fundação Julita. Os avaliadores deram dicas, falaram sobre o poder que a moda tem para quebrar tabus e conceitos já consolidados.

Jânio de Oliveira falou sobre a importância da costura para adquirir habilidades além de ser algo desafiante, pois os jovens aprenderam a elaborar peças consideradas complexas como blazer, por exemplo. Durante as apresentações, os jovens contaram ao público presente e à banca sobre os desafios que enfrentaram e os aprendizados adquiridos como paciência, trabalho em equipe e persistência.

 

 

 

 

 

Ex-alunos participam da banca de avaliação dos projetos de culinária

No módulo “Gestão de Alimentos”, os educandos colocam em prática as técnicas que aprenderam durante o semestre. Foram apresentados três projetos: Esquina do Cacau, com produtos de chocolataria, Mestre do Pão (Panificação) e Confeito Feito (Confeitaria).

Além de produzir os alimentos, os jovens criaram estandes personalizados e cuidaram de toda a decoração do evento. Para avaliar os trabalhos estavam presentes Lara Folster, chefe de cozinha da Lanche e Co. e embaixadora do Food Revolution; as nutricionistas Vanessa Maciel, Evelyn Inouye e Marci Nunes; Luana Silene, coordenadora do Programa Jovem Aprendiz da Julita; Daniel Farias, MBA em gestão de pessoas; Rosely Alves, coordenadora operacional da Fundação Julita; Kevin Martins, Wilgner Arruda, Maikon Roberto e Matheus Gregório, ambos ex-alunos do curso de “Gestão de Alimentos”. A apresentação contou também com a presença de familiares dos educandos.

 

 

 

 

Assistente Administrativo deu foco para a vivência de áreas da Julita

Já como trabalho final do curso de “Assistente Administrativo”, os alunos estudaram detalhadamente três departamentos da Fundação Julita: Recursos Humanos, Financeiro e Compras. Foi analisado se o fluxo de trabalho destas áreas estava satisfatório. Caso diagnosticassem que não, poderiam dar sugestões para possíveis melhorias.

Para avaliar os trabalhos, estavam presentes Helcio Nosé, presidente da Julita; Marisa Marquez, do Instituto George Mark Klabin (IGMK), parceiro financiador do curso Assistente Administrativo; Luana Silene, do Programa Jovem Aprendiz da Julita; Carlos Diogo, assistente de Coordenação Pedagógica; e a educadora Diana Gomes.

Depois das apresentações, grande parte dos educandos disse que: “fazer esse trabalho de conclusão de curso foi muito importante, pois, além de conhecerem os departamentos, eles tiveram a oportunidade de vivenciar se queriam ou não trabalhar na área estudada. Muitos se identificaram com a área escolhida”.

 

 

 

 

LEIA A MATÉRIA ESPECIAL QUE PUBLICAMOS SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO “GESTÃO PARA O COMÉRCIO”. LEIA AQUI

 

Programa Paineira

Oferece gratuitamente atividades para a formação cidadã e orientação para o mercado de trabalho para jovens entre 15 e 17 anos. Saiba mais sobre programa, acessando o nosso site.

Escola Empreendedora

Oferece gratuitamente formação técnica e profissionalizante para jovens e adultos. Atualmente, possui os cursos “Assistente Administrativo” e “Gestão Para o Comércio”. Saiba mais em nosso site.