Festival da Primavera reúne famílias do Programa Castanheira para celebrar a união

19 de outubro de 2017

A primavera chegou e, com ela, trouxe o Festival da Primavera das famílias do Programa Castanheira.
No último sábado, dia 23 de setembro, a Fundação Julita celebrou esse novo tempo de integração, de boas energias e de maior contato com a natureza.

A ação de integração das famílias acontece durante o ano, a fim de promover um momento especial e a afetividade entre os familiares, além de estreitar o contato entre pais e educadores. O evento começou com um café da manhã especial para as famílias e as crianças, que contou com cardápio saudável e saboroso. No total, compareceram em média 200 pessoas, entre pais, amigos, tio, avôs.

Centros de Educação em ação

Em seguida, os familiares e as crianças puderam assistir uma contação de história, participaram de uma roda de música e conferiram uma feira de alimentação saudável com degustação de frutas, legumes e verduras, na qual as nutricionistas da Julita tiraram dúvidas e explicaram sobre os benéficos de uma alimentação balanceada.

Como não poderia faltar, as crianças também brincaram muito ao ar livre, em espaços preparados para elas.

Para realizar as ações, o Programa Castanheira contou com o apoio dos Centros de Educação Ambiental, de Saúde e de Cultura, da Fundação Julita.

A integração das famílias com a Fundação Julita

Na metodologia pedagógica da Fundação Julita é de extrema importância trazer os pais para dentro do espaço e da realidade das crianças. Sendo assim, o evento teve esse propósito, como explica Isis Nascimento, coordenadora do Castanheira.

“É muito bacana ter os pais participando junto com as crianças, assim eles conseguem entender todo o trabalho que é realizado no dia a dia com seus filhos. As educadoras preparam o ambiente, as atividades que possuem um fundo pedagógico, que buscam o melhor desenvolvimento”.

O que pensam os pais?

“O evento é maravilho! A integração das famílias com as professoras em um espaço tão bonito! Minha filha gosta muito, brinca bastante e a gente fica muito feliz!”
Glaucia Cristina, mãe da Camila, de 1 ano.
“O evento é muito legal! As crianças interagem e a gente também. É importante a gente conhecer mais sobre a Fundação e interagir mais com os professores.”
Ali Rodrigues, mãe do João Vitor, de 3 anos, e da Isabela, de 2 anos.

Projeto Castanheira

Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado à Prefeitura de São Paulo; oferece gratuitamente atividades pedagógicas em período integral, com foco nos pilares “brincar-cuidar-educar”.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e serve cinco refeições diárias.

Visa proporcionar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a integração familiar.

O CEI da Julita (CEI Maria Izabel) tem uma importância muito grande na região, pois há uma fila de espera de 1.309 famílias que buscam inserir seus filhos em CEIs da região.

As práticas pedagógicas do CEI da Fundação Julita são referência no território, principalmente por conta da construção conjunta de indicadores de qualidade, envolvendo pais e educadores. Conheça mais aqui