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Famílias discutem qualidade na escola

18 de maio de 2018

O Programa Castanheira (Centro de Educação Infantil) reuniu pais, educadores e colaboradores para dialogarem sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, a partir da metodologia criada pela Secretaria Municipal de Educação.

É a quarta vez que a organização realiza essa atividade que busca garantir a qualidade do atendimento para crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses.

De acordo com Isis Nascimento, diretora do Programa Castanheira, os indicadores são importantes porque eles permitem avaliar todo o processo de Educação Infantil, desde o espaço físico, materiais pedagógicos ao plano político pedagógico, com a participação de todos os envolvidos.

É muito importante a participação das famílias nesta construção coletiva para que possamos, juntos, viabilizar um espaço de aprendizado ideal para as crianças”, comenta a coordenadora.

Etapas da construção coletiva

Nesta primeira etapa da atividade, pais, educadores e colaboradores se reuniram em pequenos grupos para discutir um dos nove eixos a serem avaliados. São eles: “Gestão e Planejamento”, “Multiplicidade de Experiências e Linguagens”, “Interações”, “Promoção da Saúde e Bem-estar”, “Ambientes Educativos”, “Formação e Condições de Trabalho do Educador”, “Rede Sociocultural de Apoio”, “Relações Étnico-Raciais e de Gênero” e “Construção, Escuta e Autoria”.

Depois é feita uma plenária com todos os participantes para apresentação das discussões e, posterior, votação do que precisa ser melhorado. Entre o que foi citado, a comunicação entre a escola e os pais precisa ser aprimorada, assim como a formação continuada dos colaboradores.

Referência na comunidade

Muitos familiares elogiaram a atuação do CEI, que é referência na comunidade. Citaram progressos dos filhos e netos, tais como terem desenvolvido o respeito (a capacidade de respeitar a vez do outro), a comunicação e a autonomia. Também comentaram sobre o projeto da Fazendinha (de Educação Ambiental) e de sensibilização à leitura e à musicalização.

Alguns pontos foram esclarecidos pela coordenação do CEI, como o fato de a organização dos transportadores não ser responsabilidade da escola (pois é um serviço terceirizado) e a Campanha de Vacinação ser divulgada, porém com um intuito maior na prevenção, na alimentação saudável para fortalecer o organismo, antes de surgir a doença.

No segundo semestre, a segunda etapa da atividade reunirá os familiares novamente para serem pensadas propostas e soluções de melhoria aos pontos apresentados.

Conheça o Plano Político Pedagógico do Programa Castanheira  =>

Plano de trabalho X Projeto Pedagogia CEI_2018