O Encontro Cultural aconteceu no último sábado, dia 07, e reuniu 1.800 pessoas em uma grande festa. A programação variada congregou famílias, crianças, jovens e adultos.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO NO NOSSO FLICK. Clique aqui!

Foto de © Luís Fernandes

Abrimos o Encontro Cultural com um cortejo de maracatu pelas ruas do bairro. Foi sensacional ver as pessoas indo às janelas para ver a Nação Julita tocar!

renatobisturi-0195

Foto: Renato Bisturi

Entre as atividades para famílias e crianças, tivemos: apresentação de brincadeiras de roda, tapete das sensações, espaço da contação de história, oficina de culinária e parede sonora.

Os jovens do curso de Educação para o mercado de Trabalho, do Programa Paineira, realizaram uma feira gastronômica com comidas típicas mineiras (frango com quiabo, galinhada, tutu), doces (bolos, trufas, tortas) e barraca de espeto (espetos de churrasco e doces, além de uma opção vegana).

flavinhalopes-1266
O artista Felipe Tenório realizou uma intervenção de graffiti chamada de Muros Invisíveis. A figurinista Ana Paula Mendes expôs figurinos de seu recente trabalho, o Desacalanto.
As educadoras Regiane Cavalcanti, Solange Costa e Ladjane dos Santos realizaram uma vivência com dreads e tranças para adultos e crianças.

O Praçarau marcou presença no Encontro Cultural promovendo um momento de troca de poesias.
Com a presença confirmada na última hora, a MC Sofia cantou algumas de suas rimas e participou de um bate papo com os adolescentes de 12 a 14 anos atendidos pelo Programa Ipê-Amarelo. Ainda na cena hip hop, participaram também os rappers Tigone e Mow. O grupo Breaking Dance também se apresentou.

O Encontro Cultural também contou com os shows das bandas do Estúdio de Gestão Coletiva da Fundação Julita, Declínio e Aliança Civil. Além disso, tivemos as apresentações de teatro da Cia de Arte – Decálogo e também do grupo de dança Elite Dance Hall Family Crew.

À noite, a banda Nega Maria fez um show muito animado e com um repertório voltado ao samba rock que proporciou o Encontro de Samba Rock entre os coletivos culturais Eu Soul Samba Rock e Samba Rock Cultural.

Para fechar nossa festa, o Bloco Afro É di Santo animou a todos. Entre as músicas apresentadas, estava o samba de roda que promoveu a apresentação de dança do grupo de idosas atendidas pelo Programa Araucária.

Foto de © Luís Fernandes

Economia Solidária

Um dos destaques do Encontro Cultural foi a feira de artesanato, que reuniu artesãos e expositores. A Fundação Julita acredita na Economia Solidária, por isso agradece a: Mo Ho, Leidyla Nascimento, Rosana Delgado, Daniela Brevegliere , Bebê de bandana, Salve Selva, Fio Dourado, Atêlie Cantinho da Dinda, por aceitarem nosso convite em participar desta grande festa.

flavinhalopes-0731

BANDA NEGA MARIA NO ENCONTRO CULTURALA banda Nega Maria agitou nossa festa com um repertório que incluiu muito samba rock. Nesse momento, aconteceu o Encontro de Samba Rock entre os coletivos Eu Soul SambaRock e Samba Rock Cultural.
Confira o vídeo que a banda fez sobre sua participação no Encontro Cultural: