Oficina de temperos promove a alimentação saudável

Com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, o Centro de Educação em Saúde, em parceria com o Centro de Educação Ambiental, promoveu uma oficina de temperos para as famílias beneficiadas pela Fundação Julita. Participaram da atividade 70 pessoas.

A oficina teve como proposta apresentar aos participantes ervas, hortaliças e legumes que podem ser utilizados na preparação de temperos para variadas receitas, em alternativa aos temperos prontos (industrializados) que não são saudáveis por terem uma grande quantidade de sal e conservantes.

Para realizar a oficina, o Centro de Educação em Saúde contou com a colaboração das nutricionistas Evelyn Inouye e Marcy Nunes, voluntários, estagiários em nutrição da Universidade UNIP e do Centro de Educação Ambiental da organização.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o plantio de cada erva, seu processo de preparação e informações sobre os benefícios de cada tempero. Além disso, puderam esclarecer dúvidas com a nutricionista da Fundação Julita, Evelyn Inouye.

Bom para a saúde sob vários aspectos

De acordo com a nutricionista, “além de estimular a preparação de alimentos mais saudáveis, a atividade possibilitou que as famílias adquirissem novos conhecimentos sobre a diversidade de temperos e seus benefícios para a saúde, ampliando as alternativas de temperos utilizados na alimentação”.
Entre as receitas divulgadas na atividade está o sal de ervas, que, por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, pode prevenir e auxiliar no tratamento de pessoas hipertensas, além de atuar para o combate à retenção de líquidos.

Acompanhe depoimentos dos participantes:

“A oficina foi muito boa, porque nos apresentou diversas ervas”. Bernadete Lima Souza.

“Tive a oportunidade de aprender sobre plantas que conhecia só de nome, o tomilho e o alho poró. Achei interessante também o tempero com sal e ervas que estavam nos ensinando”.  Fatima Klava.

Centro de Educação em Saúde

O Centro de Educação em Saúde, desde sua criação, vem desenvolvendo diversas ações para a promoção à saúde, obtendo resultados significativos como o progresso de 96% dos casos de orientação nutricional, o aumento do consumo de hortaliças, legumes e grãos entre crianças e jovens. Saiba mais em nosso site.