No mês de julho, o Programa Paineira oferece uma programação especial para os jovens entre 15 e 17 anos do curso de Educação para o Mercado de Trabalho. O objetivo da programação especial é oportunizar vivências diferentes das adquiridas durante o curso, ampliando o repertório dos beneficiados em diversas áreas.

capa

COMPLEMENTO À FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Entre as atividades especiais, voluntários do Itaú Unibanco realizaram uma palestra sobre educação financeira que abordou questões práticas sobre planejamento e orçamento doméstico, a fim de oferecer instrumentos para o equilíbrio financeiro e para a realização de objetivos financeiros e profissionais.

Os jovens também realizaram uma visita à Fipan – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos. A feira é a principal da área e traz novidades para a indústria e comércio deste segmento.

1bde584c3e2e8400575bdc5b88021209

Visita à Fipan

Helcio Alcides Nosé e Renzo Barioni, consultores empresariais, realizaram um dia de atividades relacionadas ao empreendedorismo. Após a palestra, os jovens participaram de uma dinâmica em que receberam um valor em dinheiro. Com este valor em mãos, eles montaram e executaram estratégias que fizeram o investimento render. Para celebrar a conquista, os jovens montarão um café da manhã especial com a renda obtida.

ATIVIDADES CORPORAIS

A programação especial incluiu também uma oficina de cuidados com o corpo. A atividade trouxe vivências em massagens e máscaras faciais com a educadora e massoterapeuta, Daniela Meira. Outra vivência com a mesma temática foi a oficina de musicalização com o corpo, ministrada por Rosana Delgado, arte educadora.

7ca21978d8c53d3b32f69624774e9085

9771666da2d085d2b2d7a105f78bb336

CULTURA POR MEIO DE VARIADAS LINGUAGENS

Outra atividade é o sarau realizado às sextas de julho. Neste momento, os jovens são convidados a expressar seu lado artístico. O grupo também participou de uma atividade com o educador de violão, Joel Teixeira.

No dia 20, o artista Felipe Tenório ministrou uma oficina sobre grafitte e intervenção artística. Com a temática da cultura, aconteceu ainda o Cine_Juventude, com o filme “Capitães de Areia”, adaptação do livro de Jorge Amado. Após a exibição, foi realizada uma roda de conversa mediada pelo Núcleo de Educomunicação da Fundação Julita.

Ainda neste mês, estão programadas outras atividades que incluem uma visita ao Solo Sagrado, uma palestra sobre drogas e uma vivência de dança contemporânea, com o grupo Sansacroma.

Cine_Juventude atraiu mais de 50 jovens.

PROGRAMA PAINEIRA

Oferece gratuitamente atividades para a convivência e o fortalecimento de vínculos, além de cursos de orientação para o mercado de trabalho, para 280 adolescentes e jovens acima de 14 anos por ano. Após o término da formação, os jovens podem ser encaminhados para o mercado de trabalho, como aprendizes.