JORNADA DO JOVEM APRENDIZ DA JULITA ENCAMINHA JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Lino Bernardo junto com os amigos do Programa Paineira

Lino, de apenas 15 anos, é o novo contratado da Honda Brasil.

Meu processo seletivo de Jovem Aprendiz para a Honda foi muito repentino! Quando recebi a notícia de que tinha sido aprovado fiquei muito emocionado, senti uma injeção de orgulho”, relembra Lino Bernardo, 15 anos, educando da Julita e Jovem Aprendiz da Honda pela Fundação Julita.

Lino Bernardo

Histórias como a do Lino se repetem, pois todos os jovens que participam dos cursos “Gestão de Alimentos”, “Assistente Administrativo” e “Gestão Para o Comércio”, do Programa Paineira, são convidados a participarem da Jornada do Jovem Aprendiz da Julita, que acontece todo o final de semestre.

A jornada, que acontece desde 2016, já encaminhou 37 jovens para empresas parceiras, sendo uma grande oportunidade de empregabilidade para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Com foco no mercado de trabalho, a Jornada do Jovem Aprendiz exige um comportamento formal dos participantes para que se possa avaliar o desenvolvimento adquirido durante o curso. Com isso, conseguimos encaminhar os jovens para as vagas que combinam com seus perfis. Desta forma, potencializamos a satisfação de todos os envolvidos. Por isso, o educando só pode ser encaminhado para uma entrevista com os parceiros da Fundação Julita após a participação na Jornada”, explica Diana Gomes, Educadora do Jovem Aprendiz da Fundação.

Jornada do Jovem Aprendiz da Julita/ primeiro semestre 2018

Desenvolvendo projeto de vida

Os cursos do Programa Paineira ajudam a trabalhar o projeto de vida dos educandos: sensibilizando e despertando o desejo do ingresso no ensino superior, uma realidade que muitas vezes é distante para jovens em situação de vulnerabilidade social; auxiliando na autodescoberta de habilidades; apresentando o empreendedorismo como algo que pode ser viável; ajudando na descoberta da identidade étnica e incentivando a projeção e planos para o futuro.

Todo esse caminho de empoderamento foi decisivo para jovens como Lino, que já almeja no futuro trabalhar com gastronomia.

“Em 2017, eu entrei na Fundação Julita no curso de Corte e Costura, depois fiz o curso de Gestão de Alimentos. Após essa última experiência um dos meus sonhos é iniciar a faculdade de gastronomia e ter um restaurante franquiado que atenda diversos públicos”, assegura.

Dê o seu primeiro passo!

Para participar dos cursos da Fundação Julita, clique aqui e inscreva-se

Apoie e ajude na formação de jovens promessas

Se você é empresário e deseja saber mais sobre o Programa Jovem Aprendiz da Julita, escreva para: jovensaprendiz@fundacaojulita.org.br