Fundação Julita inaugura Clube de ex-Alunos

Neste mês de junho foi inaugurado o Clube de ex-Alunos da Fundação Julita. O evento de inauguração reuniu em torno de 40 pessoas, entre elas, ex-alunos, educadores e colaboradores da Fundação.

A ideia do Clube veio de um ex-aluno, Luciano Santos, que, ao observar essa prática comum nos Estados Unidos, propôs de aplicar um modelo parecido na Fundação Julita, local onde estudou em 1998. Clubes de ex-alunos são encontrados em algumas universidades particulares, mas poucas organizações sociais do Brasil tentaram implantar um modelo semelhante, que visa estimular ex-alunos a retribuir de alguma forma o que a organização proporcionou em suas vidas, seja formações pessoais ou profissionais. Atualmente, Luciano mora fora do Brasil e, além de mentor da ideia do projeto, também o financia.

Círculo virtuoso

O Clube tem como objetivo trazer ex-alunos de volta para colaborar não só com a organização, mas também com a comunidade. Sendo assim, o Clube propõe viabilizar benefícios para os seus integrantes, como cursos, palestras, workshops.

A ideia é potencializar a rede de relacionamentos dos participantes e dar visibilidade para talentos de ex-alunos, gerando novas oportunidades. Desta forma, pretende formar um círculo virtuoso de gratidão, trabalho e benefícios para todos os envolvidos.

Fundação para e pela comunidade

Jessé Matos, ex-aluno da Fundação Julita, compartilhou sua impressão positiva após a apresentação do projeto. ‘‘Estou muito empolgado com a ideia do Clube. O Clube mostra que a Julita existe não só para a comunidade, mas também pela comunidade. Estou bem feliz de poder participar da execução dos projetos da Julita. Não vejo a hora de arregaçar as mangas’’.

No evento de inauguração, foi convidada a psicóloga e co-fundadora do Empreende Aí, Jennifer Rodrigues, que palestrou sobre o empreendedorismo na periferia, dando importantes dicas e exemplos sobre o tema para os integrantes do Clube.

Você é ex-aluno e quer fazer parte deste Clube? Escreva para amandagomes@fundacaojulita.org.br