Fórum de Pesquisadores do M’Boi Mirim acontece na Julita

No dia 28 de abril, a Fundação Julita sediou o Fórum de Pesquisadores da região do M’Boi Mirim, com a participação de pesquisadores de quatro universidades: Fundação Getúlio Vargas (FGV), PUC-SP, Universidade de Santo Amaro (Unisa) e Universidade de São Paulo (USP). O evento tem como objetivo congregar pessoas, organizações sociais, universitários e pesquisadores envolvidos em estudos, pesquisas e atividades profissionais nas diferentes áreas do conhecimento e setores de políticas públicas na região do distrito de M’Boi Mirim e adjacências.

O Fórum é mensal e tem como sede a Associação Santos Mártires. A cada mês é escolhido um tema para apresentação e discussão. Em abril, o tema foi “Sustentabilidade: questões socioambientais e agricultura urbana do território de M’Boi Mirim”.

No encontro, foram apresentadas as pesquisas de Zelito Alves e Evandro Luiz do IMASUS de Renato Rocha, do Coletivo Dedo Verde; e de Zilma Borges, Kate Abreu e Fábio Bruno, da Universidade FGV.

A mediação do evento foi realizada pelo psicólogo e doutorando em psicologia social pela PUC-SP, Roberth Miniguine Tavanti.

Trabalho em rede para a busca de soluções

Um dos objetivos da Fundação Julita é se tornar um polo de educação ambiental e, por isso, é muito importante a participação em uma pesquisa sobre ações ligadas à essa área no território. Não existem pesquisas locais focadas no bairro apenas. Geralmente o foco é a cidade ou o país.

De acordo com Agnaldo Vieira, coordenador do Centro de Educação em Saúde e representante da organização no Fórum, “é importante ter acesso às pesquisas com características de território, pois, a partir delas, podemos fazer conexões para o enfrentamento de problemas da nossa região”, conclui ele.

Referência em ações ambientais

Desde 2011, a Fundação Julita, por meio do Centro de Educação Ambiental, vem desenvolvendo tecnologias inovadoras a partir da permacultura. Tem três prêmios conquistados – Fundo de Excelência Social – FIES, da Fundação Itaú Social (2013), Concurso Volkswagen na Comunidade (2015) e Prêmio de Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil (2015). Acesse o nosso site e saiba mais sobre o Centro de Educação Ambiental.