A formação teórica e prática para a construção de biodigestor, uma técnica sustentável de tratamento de esgoto, aconteceu nos dias 18, 19, 25 e 26 de abril na Fundação Julita. Esta ação foi promovida pelo Centro de Educação Ambiental da organização e contou com a participação e o interesse da comunidade e de espaços culturais da região. Entre eles, estiveram presentes no curso educadores e educandos do Espaço Comunidade, das organizações não governamentais Casa do Zezinho e Bloco do Beco e da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís.

DSC_4777_site

Disseminação de práticas sustentáveis

As oficinas e os cursos promovidos pela Fundação Julita ligados à educação ambiental abordam soluções sustentáveis de baixo custo e fácil acesso. Por ser referência dentro e fora do bairro em Permacultura, concepção ecológica inovadora, estas atividades atraem a população da região e de diversas localidades. Exemplo disso é a inscrição no curso de Biodigestor de moradores do entorno da Fundação Julita, de bairros mais distantes – zona Leste – e de outras cidades, como Guararema, Campo Limpo Paulista e Atibaia. Todos os participantes demonstraram muito interesse em conhecer mais sobre os princípios da Permacultura seja como ferramenta pedagógica como para aplicação em seu cotidiano.

Maria Brasil, moradora da cidade de Atibaia, participou do curso de biodigestor.

Alunos de engenharia firmam parceria com a Fundação para a elaboração de TCC

Desde 2011, a Fundação Julita adota a Permacultura como ferramenta pedagógica. Neste sentido, realizou a construção de cisternas, de círculos de bananeira e da composteira, entre outras alternativas sustentáveis para minimizar os problemas ambientais.

Por sua sede estar localizada em ampla área verde e ter o intuito de abrigar projetos ambientais inovadores, a Fundação Julita atrai jovens universitários que desejam colocar em prática ações que promovam a disseminação de conhecimentos. Recentemente, por exemplo, os estudantes do último ano de Engenharia Ambiental, Fernando Silva dos Santos e Aline Ramos de Sousa, firmaram parceria com a Fundação Julita para a elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso a partir do tema Biodigestores.

E a parceria promete trazer benefícios também para o âmbito público, além do acadêmico. O TCC, denominado de “O uso de Biodigestores no Tratamento de Esgotos Domésticos”, tem como objetivo subsidiar os órgãos públicos na integração da gestão do saneamento ambiental em regiões desprovidas de tratamento de esgoto, a fim de tratar os efluentes líquidos por meio do uso de biodigestores de baixo custo. E, com isso, convertendo–o em duas bases para o desenvolvimento sustentável local: energia renovável e fertilizante orgânico.

Projeto de Permacultura é referência dentro e fora da comunidade. Universitários de Engenharia Ambiental realizam TCC na organização.

Centro de Educação Ambiental

Atende aos beneficiados dos programas da Fundação Julita e à comunidade no geral. Desenvolve atividades de educação e conscientização ambiental tendo como referência a concepção ecológica denominada “Permacultura”, que visa ao aproveitamento dos vários elementos da natureza.