Desde 2007, a Fundação Julita realiza anualmente a Copa Julita de Futsal, que já está em sua oitava edição, e reúne crianças e adolescentes de 11 a 18 anos. O torneio possui as categorias “Feminino” e “Masculino”; Sub-12, Sub-14 e Sub-16. Todo ano, antes de os jogos começarem, o coordenador do Centro de Esporte da Fundação Julita convoca os dirigentes das equipes inscritas em um evento chamado de “Congresso Técnico”. Esta é a primeira etapa do campeonato e visa à construção coletiva dos acordos para o torneio, com o foco no desenvolvimento e recreação da criança e do adolescente. A intenção da Copa Julita é a de fortalecer os vínculos sociais e aproximar os membros da comunidade do Jardim São Luís e de outras regiões.

Neste ano, o Congresso Técnico da 8ª Copa Julita de Futsal acontecerá no dia 25 abril. E, a partir do dia 02 de maio, começarão os jogos entre as equipes de diversos bairros da zona Sul de São Paulo, entre eles Jardim São Luís, Monte Azul, Grajaú, Cidade Ademar, Guarapiranga, Paraisópolis e Campo Limpo.

IMG_8428(site)

GRANDE PARTICIPAÇÃO

Na 7ª Copa Julita de Futsal, realizada em 2014, compareceram aos jogos em torno de 900 pessoas, entre atletas, comissão técnica, familiares e torcedores. No decorrer do ano, também foram realizados jogos amistosos de Futsal. Além dessa modalidade, a Copa Julita realiza torneios de vôlei. Em 2014, o torneio foi interno e oito equipes participaram.

CONQUISTAS

A Copa também visa aproximar grupos e famílias com o espaço da Fundação Julita. Isso acontece por meio do diálogo e acordos; sempre realizados antes, durante e após o campeonato. Ao longo dos anos, o vínculo cresceu e hoje é possível perceber diversos resultados positivos: “Pensamos na criança e em seu processo de formação, não em competição. A Copa Julita é dinâmica, flexibiliza regras e horários em prol dos participantes. Por conta de tudo isso, eles passam a ter uma relação mais próxima com o espaço, enxergam como se o espaço fosse deles. Antes, tínhamos casos de depredação e hoje não temos mais porque os participantes sabem que todos podem ser prejudicados se isso acontecer”, conta o Coordenador do Centro de Esporte da Fundação Julita, Marcelo Domingos.

Centro de Esporte

Realiza atendimento aos educandos dos programas da Fundação Julita e  à comunidade em geral. As atividades são voltadas à perspectiva do Esporte Educacional e Educação pelo Movimento, tendo o esporte como aliado do processo educativo e da saúde física, emocional e cognitiva. Neste sentido, oferece atividades para o desenvolvimento motor na primeira infância, jogos cooperativos e adaptados para diferentes faixas etárias e exercícios físicos para a terceira idade, além de realizar eventos especiais (Colônia de Férias e Dia das Crianças). Também promove o aprendizado de diversas modalidades esportivas (Iniciação Esportiva, Futsal, Basquete, Voleibol, Jiu-Jitsu e Karatê). Anualmente, realiza os torneios esportivos que buscam atender a comunidade e bairros vizinhos nas modalidades de futsal e vôlei. Outra ação anual é o Fórum Esportivo, voltado a estudantes e educadores físicos, a fim de proporcionar o diálogo entre teoria e prática.