Compartilhar de saberes entre gerações

24/08/16

Em agosto, os idosos do Programa Araucária realizaram uma oficina de crochê para os jovens do curso “Educação para o Trabalho”, do Programa Paineira. A atividade foi direcionada aos educandos do curso de costura.

of croche 5

Valorização da produção manual

O objetivo da ação é o de estimular o processo criativo dos educandos e possibilitar que tenham contato com uma produção mais orgânica e manual. Sendo assim, a intenção é desconstruir e fazer um contraponto à produção em massa, que não torna claro o processo de fabricação dos produtos.

“Eu gostei bastante da atividade, as idosas são muito pacientes e nos ajudaram muito. Aprendi a técnica de crochê e vi que há várias possibilidades de fazer uma peça manual e ela ficar linda!”, relata o educando, Kaio Santos da Cruz.

of croche 1

Aprendizado intergeracional

A proposta também tem como prioridade a valorização do aprendizado das gerações, além de promover o encontro entre elas. Para a coordenadora do Programa Araucária, Genilma White, a atividade possibilitou a ampliação de vínculos: “A relação mudou, houve uma aproximação entre o jovem e o idoso, ambos estavam dispostos a aprender um com o outro”.

of croche 6

Fortalecimento da autoestima

Outro aspecto importante é o estímulo à autoestima: “Foi muito bacana ver os idosos ensinando os mais novos. Eles são pacientes e compreensíveis e ficaram muito felizes com a abertura dos jovens em aprender a técnica de crochê”, completa a coordenadora. Segundo Genilma, a ideia agora é que existam mais encontros como este e essa relação se amplie e se fortaleça cada vez mais.

Atendimento à terceira idade

Um dos diferenciais da Fundação Julita é o atendimento abrangente, a variadas faixas de idade. A organização oferece atividades da primeira infância a terceira idade. A melhor idade é atendida pelo Programa Araucária. Quer saber mais sobre esse Programa, clique aqui.