CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMPLIA ATENDIMENTO

Projeto irá beneficiar mais 2 mil crianças e jovens

A Fundação Julita anuncia a ampliação da atuação do Centro de Educação Ambiental graças ao apoio financeiro da empresa Samsung, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

O Centro de Educação Ambiental vai beneficiar diretamente 1.726 educandos, entre crianças e adolescentes, que são moradores do Jardim São Luís (zona Sul de São Paulo) e bairros do entorno nos 24 meses de projeto.

Jovens do Programa Paineira em atividade no Centro de Educação Ambiental

Os beneficiados terão acesso a diversas atividades que visam a integração com os “4 Elementos da Natureza” – água, terra, fogo e ar – e os seres vivos (plantas e a animais).

Da primeira infância até a juventude

Com isso, o projeto pretende de forma lúdica introduzir conhecimentos e conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos naturais e o respeito na relação com os outros seres vivos. “A educação ambiental é pertinente em todas as fases da vida de um uma pessoa, principalmente no período de formação do indivíduo, com compreensões e aprofundamentos específicos para cada faixa etária”, analisa Flávia Cremonesi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Julita.

Com a parceria, a Fundação Julita coloca em prática a metodologia de formação continuada do projeto de Educação Ambiental, que vai da Primeira Infância até a juventude. Sendo assim, o impacto esperado é o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes em relação aos problemas e alternativas possíveis para resolver as questões ambientais.

Crianças do Programa Ipê Amarelo em atividade com o elemento terra

Seu Imposto de Renda pode transformar vidas

Para saber mais como aportar recursos de empresas ou pessoas físicas via Fumcad, a fim de obter incentivos fiscais, clique aqui.

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Centro de Educação Ambiental é sediado em um espaço verde privilegiado e único, sobretudo nas áreas urbanas de periferia: são 47 mil m² divididos em áreas construídas para o atendimento da comunidade, fazendinha com diversos animais e um fragmento secundário de Mata Atlântica, que é ponto de descanso e nutrição de muitas aves migratórias.

Dentre as competências do Centro, há duas grandes áreas de atuação: a Pedagógica e a Ecológica.  No que confere às práticas ecológicas, o Centro de Educação Ambiental estimula o protagonismo e a importância das ações coletivas para a preservação ambiental, com oficinas que buscam desenvolver conhecimentos relativos a tecnologias ambientais de baixo custo, alinhado ao desenvolvimento da Ética e os Princípios norteadores da Permacultura. Isso passa pela criação de “abrigos/habitats” para a fauna e flora local (com a utilização de recursos naturais disponíveis no ambiente), entre eles, cisternas, hortas pedagógicas, biofiltros, entre outros, e também diz respeito ao aprendizado e aplicação de boas práticas ecológicas visando à redução de consumo, reaproveitamento de recursos e tratamento de resíduos. Com isso, promove a aproximação e a coexistência harmônica entre os seres vivos, além de instrumentá-los para o aprendizado de tecnologias sustentáveis de baixo custo que podem ser replicadas em sua comunidade.

Já no que confere às práticas pedagógicas, o Centro de Educação Ambiental tem o constante desafio de dialogar com todos os programas da Fundação Julita (Programa Castanheira, Programa Ipê-Amarelo, Programa Paineira e Programa Araucária), visando aproximar os princípios, valores e ética da Permacultura e da Pedagogia da Terra às práticas cotidianas no processo de ensino-aprendizagem de crianças na primeira infância até idosos.

As atividades se dão no terreno das formações dos educadores de todos os programas, dos educandos e de suas famílias e da comunidade beneficiada, diretamente em oficinas e vivências de Educação Ambiental e Permacultura.

Para agendar sua visita, conversar sobre parcerias, escreva para: parcerias@fundacaojulita.org.br