Oficina teórica e prática vai ensinar jovens e adultos da comunidade a captar e a tratar água da chuva.

A Fundação Julita promove um dia inteiro de atividades gratuitas sobre captação e tratamento da água da chuva. O evento recebeu o nome de “Plante Água” e acontecerá no dia 21 de março, na sede da instituição, que tem mais de 40 mil m2, em comemoração ao “Dia Mundial da Água” (22 de março). As atividades visam promover conscientização sobre a crise da água, além de fornecer ferramentas para lidar com essa situação.

plante agua_site-01-01

As atividades começam logo pela manhã com uma roda de conversa sobre o momento da crise, respondendo às dúvidas dos participantes. Logo em seguida, será realizada a oficina teórica e prática sobre construção de cisterna, que abordará técnicas mais simples e de baixo custo para a captação e o armazenamento correto de água da chuva. Depois, os participantes aprenderão a purificar a água utilizando filtros de fácil construção. À tarde, o ativista Adriano Sampaio, idealizador do projeto “Caçadores de Nascentes”, explicará como localizar e cuidar de nascentes, além de realizar uma saída pelo bairro para encontrá-las. A programação também conta com uma exibição de filmes sobre a água e o espaço urbano.

“Plantar água significa usá-la de maneira consciente em todos os seus aspectos. Nosso objetivo é fornecer às pessoas ferramentas para que entendam o momento que estamos passando e tornem-se autônomas, conquistando soluções para a crise. Às vezes, pensamos que as soluções são muito complexas e distante de nós. Vamos mostrar que é possível ter tecnologias baratas e simples para armazenar água”, conta a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita, Flávia Cremonesi.

EVENTO “PLANTE ÁGUA”

Data: 21 de março de 2015
Horário: das 9h30 às 17h
Local: Fundação Julita – Rua Nova do Tuparoquera, 249 – Jardim São Luís