Português Inglês Espanhol

APRENDENDO A EMPREENDER

27/06/2016

 

Jovens do curso de Educação Para o Mercado de Trabalho (CJ), atendidos pelo Programa Paineira, organizaram e desenvolveram eventos de empreendedorismo para exercitar os conhecimentos adquiridos durante a formação recebida.
Os jovens que participam das atividades do curso de “Costura” criaram um desfile enquanto os participantes do curso de “Gestão de Alimentos” promoveram uma feira gastronômica, com empresas de doces e pães. Além dessas duas formações específicas, os jovens também frequentaram atividades de “Protagonismo Juvenil”, que contribuíram para a realização destes eventos, pois, entre os conteúdos ministrados, estão a elaboração de planejamentos, empreendedorismo e conceitos de logística.

 

 

Desfile “De onde vem a roupa que você compra e quem pode usá-la?”

Os jovens do curso de “Costura” promoveram um desfile com as peças produzidas durante o semestre. Muito mais do que somente a produção, a coleção trazia um conteúdo crítico. Aliadas às aulas de figurino, a proposta uniu a aquisição de habilidades técnicas e o desenvolvimento do processo criativo.
O objetivo foi incentivar a criatividade e aproximar os jovens do conceito “slow fashion”,  concepção que incentiva a valorização do pequeno produtor e busca  maior consciência sobre aquilo que se consome. Além disso, as roupas ainda traziam subjetivamente a discussão de gênero no vestuário, já que a mesma peça servia a diferentes estilos e gêneros.

O evento foi realizado no dia 02 de junho e reuniu 60 participantes, entre amigos, familiares e responsáveis dos jovens.

 

     

 

 

Feira Gastronômica de Doces e Pães

Os jovens da oficina de “Gestão de Alimentos” elaboraram uma feira de degustação com produtos feitos a partir de três miniempresas: uma de doces, uma de chocolates e outra de pães.

O evento foi realizado no dia 16 de junho e reuniu 50 participantes, entre amigos, familiares e responsáveis dos jovens.

 

 

 

 

PROGRAMA PAINEIRA – FORMAÇÃO CIDADÃ E PARA O MERCADO DE TRABALHO

Oferece gratuitamente atividades para a formação cidadã e orientação para o mercado de trabalho por meio dos seguintes cursos: “Educação para o Mercado de Trabalho” (para jovens entre 15 e 17 anos), “Monitoria em Esporte” (para jovens entre 15 e 20 anos), “Assistente Administrativo” (para jovens entre 16 a 29 anos), “Gestão para o Comércio” (para adultos entre 18 e 35 anos) e “Costura” para jovens e adultos (a partir de 18 anos).