Direito ou Privilégio: Segunda formação discute gênero

17 de agosto de 2016

Dando continuidade às formações sobre o Sistema de Garantia de Direitos, a Fundação Julita realizou o segundo encontro com educadores, coordenadores e funcionários no mês de agosto. Desta vez, as discussões giraram em torno das relações de gênero.

O objetivo da formação é o empoderamento e o fortalecimento da participação da mulher no cenário político. Segundo o gestor pedagógico da Fundação Julita, Jânio de Oliveira, em uma sociedade igualitária é necessário a força de ambos os gêneros. “É preciso sempre pensar de que maneira estimulamos o empoderamento da mulher na sociedade e como trabalhamos para que essa igualdade de fato aconteça, a fim de estimular a participação feminina”, conclui Jânio.

A dinâmica

on a plate 1 on a plate 2on a plate 3 on a plate 4

Para dar início à conversa, foi utilizada uma charge do grupo On a Plate sobre meritocracia. Em seguida, os participantes foram proporcionalmente divididos em grupos de homens e mulheres e desafiados a construírem uma rede de apoio com fios de tecido, que pudesse levantar uma pessoa trinta centímetros do chão e de modo que todos os integrantes do grupo participassem da atividade.

A atividade levou o grupo a refletir sobre o quanto é necessário ainda discutir a questão de gênero, pois, apesar de as mulheres serem em número maior, a dinâmica foi liderada por homens e isso só foi percebido no momento da discussão em plenária.

Os grupos concluíram: “As mulheres ainda não se deram conta da força que possuem”; “Em muitos grupos as mulheres ficaram receosas em segurar a rede para sustentar uma pessoa sozinhas, sem o apoio dos homens”.

Considerar todos os “saberes”

Na dinâmica, além do gênero, outros fatores determinaram lideranças, como a capacidade intelectual. “Na formação pedagógica de crianças e adolescentes, é importante considerar todos os saberes: os teóricos, mas também a sabedoria popular, que vem da prática, das crianças”, enfatiza Jânio.

Para saber como foi a primeira formação, clique aqui.

IMG-20160805-WA0008

IMG-20160808-WA0005