CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

20 de fevereiro de 2017

Ambiental(novo) Ambiental(novo)5 Ambiental(novo)4 Ambiental(novo)3 Ambiental(novo)2

Atende aos beneficiados dos Programas da Fundação Julita e à comunidade no geral. Promove os valores de educação ambiental, tendo a permacultura (concepção ecológica inovadora) como ferramenta pedagógica. Promove aulas de Educação Ambiental da primeira infância à juventude, tendo como tema transversal a aproximação da natureza por meio dos quatro elementos.

O Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita possui uma vitrine de 12 tecnologias ecológicas: cisternas, biodigestor, círculos de bananeiras, swales (bacias de infiltração), jardim de chuva, jardim interativo, agrofloresta, horta de Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e aromáticos, estufa, biofiltro, telhado verde e pintura com tinta de terra.

PRINCIPAIS PRÁTICAS

• Oficinas de educação ambiental;

• Mutirões para o aprendizado de práticas sustentáveis;

• Visita monitorada ao roteiro ambiental com Guia Pedagógico;

• Cursos especiais, voltados para permacultores, biólogos, organizações sociais e escolas públicas;

• Formação em permacultura e educação ambiental para educadores, funcionários e responsáveis.

IMPACTO SOCIAL

500 árvores nativas de Mata Atlântica plantadas na organização para o aumento da diversidade botânica e produção de alimentos para avifauna.

5535 mil litros de água de chuva captados por 2 cisternas de ferrocimento, as maiores deste tipo na região

2 prêmios conquistados – PIPS Fies, da Fundação Itaú Social, e Volkswagen na Comunidade

Certificação nacional como Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil

Por ano, 24 toneladas de restos de alimentos são transformadas em 8 toneladas de composto orgânico, que são utilizadas na manutenção da área verde da organização

90 litros de óleo usado são coletados por ano, deixando de contaminar o equivalente a 90 milhões de litros de água (cada 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água), em parceria com o coletivo Dedo Verde.