primeira infância

Creche pública administrada pela Fundação Julita, é uma das maiores escolas de primeira infância da região. Desenvolve atividades pedagógicas nas áreas do conhecimento: linguagem oral e escrita, música, brincar, artes visuais, lógica, educação ambiental. Os educadores do programa recebem apoio dos Centros de Educação da Fundação Julita para o desenvolvimento motor e nutricional.

ipezinho

Oferece atividades socioeducativas e multidisciplinares (saúde, esporte, cultura e educação ambiental) no período oposto ao da EMEI (Escolas Municipais de Educação Infantil), com foco no desenvolvimento integral das crianças e promoção do exercício da cidadania, bem como a conquista da autonomia e protagonismo, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Atualmente, é o único Programa da região a atender crianças em alta vulnerabilidade social na faixa etária de 4 a 5 anos dentro da política de assistência social, sendo reconhecido pelas famílias como local de proteção e amparo às suas crianças e que preza pelo desenvolvimento em complementariedade à escola.

Criança e Adolescente

Centro para a Criança e o Adolescente (CCA)
Oferece educação complementar no período oposto ao da escola formal, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Oferece oficinas culturais de sensibilização musical, incentivo à leitura, de maracatu, educação ambiental, atividades esportivas e de promoção e atendimento em saúde.

JUVENTUDE

O Programa Juventude é formado pelo Centro de Juventude (CJ), Escola Empreendedora e Jovem Aprendiz.

O Centro de Juventude (CJ)
é uma Política Pública de proteção básica da Assistência Social de caráter socioeducativo realizada no período de contraturno escolar (no período oposto à escola formal). Oferece atividades multidisciplinares (saúde, esporte, cultura e educação ambiental) e de orientação e preparação para o mercado de trabalho para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses, tais como: Gestão de Alimentos (Panificação e Confeitaria), Educomunicação, Informática Básica, Protagonismo Juvenil e Costura.
Após o ciclo formativo do CJ, o jovem pode escolher uma das trilhas de formação profissional: Jovens Monitores em Esporte, Escola Empreendedora ou se tornar um Jovem Aprendiz, caso passem no processo seletivo na empresa parceira e sejam aprovados.

O Programa Jovem
Aprendiz visa acompanhar o jovem durante sua atuação como aprendiz em empresas parceiras da Julita, a fim de possibilitar a formação profissional sem comprometer os estudos e o desenvolvimento pessoal. As atividades desenvolvidas têm o objetivo de ampliar o conhecimento teórico e prático sobre as competências do mundo do trabalho e contribuir com o projeto de vida dos jovens, além de abordar conteúdos que fazem parte do currículo proposto na Lei da Aprendizagem.

A Escola Empreendedora
é um projeto criado em parceria com o Instituto George Mark Klabin, com o objetivo de formação profissional para jovens em busca do primeiro emprego e adultos que visam uma requalificação ou procuram abrir um pequeno negócio. Oferece formação técnica-profissionalizante em Assistente Administrativo.

O curso Jovens Monitores em Esporte realiza a formação em monitoria esportiva e de lazer para 30 jovens por ano. Até 2022, já passaram pelo projeto um total de 313 jovens, sendo que 80 deles já ingressaram na universidade (cursando Educação Física, Pedagogia ou Psicologia).

TERCEIRA IDADE

Abrange o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Política Pública do Sistema Único de Assistência Social. Tem a finalidade de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável. O intuito é atuar para o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Oferece atividades físicas (yoga, pilates, alongamento funcional, esportes para Terceira Idade, afromix, Lian Gong e dança), artísticas (teatro, artesanato, maracatu); de cultura e lazer, intergeracionais (costura e violão), de resgate de memória, acolhimento e escuta, visitas domiciliares e encaminhamento ao Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA). Em promoção à saúde, os beneficiários são acompanhados por meio de avaliações nutricional e corporal, aferimento da pressão, estatura e glicemia, e realizam a oficina de Culinária Saudável, garantindo a segurança alimentar de baixo custo.