Política Pedagógica

11 de março de 2016

pedagogico

A Fundação Julita realiza mensalmente formações pedagógicas com seus educadores.

O projeto pedagógico da Fundação Julita prioriza uma educação pautada na autonomia e no protagonismo, considerados essenciais para o desenvolvimento local e do país.

Para isso, inclui em sua metodologia pedagógica um conjunto de conhecimentos, saberes, políticas públicas e referências teóricas: Sistema Único de Assistência Social, Proteção Social Básica, Protagonismo Juvenil e Construtivismo (1923), Educação em Valores Humanos (1982), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Parâmetros Curriculares Nacionais e Quatro Pilares da Educação (1996) e Temas Transversais (1998).

Os educadores (da educação infantil até a terceira idade) também convergem suas atividades sob o tema gerador: “Cidades”. A escolha foi feita a partir da leitura da realidade e da necessidade de discutir os problemas que a cidade e seus moradores enfrentam, relacionados ao processo histórico, tais como falta de estrutura em segurança, espaço de lazer, transporte, habitação, educação, saúde e emprego, a fim de que os educandos tenham subsídios para a construção social e coletiva de forma propositiva.

Desde 1994, os educadores da Fundação Julita participam de formações mensais, a partir dos princípios metodológicos da educação popular.

É um espaço importante para a reflexão das práticas aplicadas e de novas experiências; a fim de se congregar saberes diversos (a partir do diálogo entre educadores, familiares e educandos), potencializando o saber local.