Política Pedagógica

11 de março de 2016

pedagogico

A Fundação Julita realiza mensalmente formações pedagógicas com seus educadores.

As atividades desenvolvidas na Fundação Julita têm como referência os seguintes métodos pedagógicos e políticas públicas: Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Proteção Social Básica, Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Os Quatro Pilares da Educação (1996), Parâmetros Currículares Nacionais (PNC),Educação em Valores Humanos (1982), Temas Transversais (1998), Protagonismo Juvenil e Construtivismo (1923). Os educadores (da educação infantil até a terceira idade) também convergem suas atividades sob o tema gerador: “Cidades”. A escolha foi feita a partir da leitura da realidade e da necessidade de discutir os problemas que a cidade e seus moradores enfrentam, relacionados ao processo histórico, tais como falta de estrutura em segurança, espaço de lazer, transporte, habitação, educação, saúde e emprego, a fim de que os educandos tenham subsídios para a construção social e coletiva de forma propositiva. Desde 1994, os educadores da Fundação Julita participam de formações mensais, a partir dos princípios metodológicos da educação popular. É um espaço importante para a reflexão das práticas aplicadas e de novas experiências; a fim de se congregar saberes diversos (a partir do diálogo entre educadores, familiares e educandos), potencializando o saber local.