Atividade estimula a memória dos idosos

12 de julho de 2017

Desde 2014, o Programa Araucária (Núcleo de Convivência do Idoso), em parceria com o Centro de Educação em Saúde, desenvolve a oficina “Resgate de Memória” para os idosos beneficiados pela Fundação Julita.

A atividade tem como objetivo trabalhar as memórias funcional, cognitiva e afetiva, tão importantes na prevenção de doenças do envelhecimento, como o Alzheimer.

Espaço para conviver e ser

O encontro acontece uma vez por semana com uma hora e meia de duração. A atividade se inicia com exercícios que estimulam a memória funcional. Logo após, para trabalhar a memória afetiva, utiliza-se a literatura. Daniela Meira, educadora da biblioteca da Fundação Julita e colaboradora da oficina, entra em cena escolhendo histórias que, de alguma forma, tenham a ver com o grupo.

Ao término de cada história, os participantes comentam os pontos com que se identificaram, compartilham lembranças da infância, juventude, da cidade em que nasceram. Trocam experiências, curiosidades, alegrias, tristezas. Escutam com atenção o que cada colega tem a contar. É um encontro para fortalecer a convivência e os laços com a memória.

Oficina estimula memória, vínculos e autonomia do idoso

Karina Coutinho, psicóloga que acompanha o grupo, diz que essa oficina, além de estimular a memória, também atua para desenvolver vínculos afetivos e a autonomia dos idosos, aspectos importantes para o processo de envelhecimento saudável.

De acordo com a psicóloga, o mote principal dessa iniciativa são os laços afetivos e a socialização. “O principal objetivo desse encontro é a possibilidade do convívio e de dar espaço para o outro ser quem ele é. Os participantes criam um laço afetivo muito forte entre eles, um cuida do outro”, conclui.

Tereza Horta, participante da oficina, resume a experiência: “Eu gosto de participar do grupo e ter conhecimento sobre diversos assuntos, conviver com as pessoas, porque cada um é de um jeito e a gente pode ensinar e aprender um com outro”.

Programa Araucária (Centro de Convivência do Idoso)

O Programa Araucária (Centro de Convivência do Idoso) beneficia gratuitamente 160 idosos acima de 60 anos. Desenvolve atividades que contribuem para o envelhecimento saudável e a socialização. Além da oficina de “Resgate de Memória”, o programa oferece aulas de teatro, de inglês e de atividades físicas, entre outras. Conheça mais sobre o projeto em nosso site.

Gosta ou tem vontade de desenvolver atividades para a terceira idade? Seja o nosso voluntário, envie um email para carlos.magno@fundacaojulita.org.br ou entre em contato pelo telefone 5853-2050 ramal 1117.